PR2 Um Olhar Sobre o Mundo Rural - Loendros/Vouzela

Photo ofPR2 Um Olhar Sobre o Mundo Rural - Loendros/Vouzela Photo ofPR2 Um Olhar Sobre o Mundo Rural - Loendros/Vouzela Photo ofPR2 Um Olhar Sobre o Mundo Rural - Loendros/Vouzela

May 28, 2017
May 2017

near Cambarinho, Viseu (Portugal)

Aproveitando a época dos Loendros, normalmente entre 15 de maio e 15 de junho, mais uma vez realizamos o PR 2 de Vouzela.
Como sabem trata-se um percurso linear o que é sempre incómodo por causa da logística, acabamos por deixar um carro na lagoa da Lapa da Meruje e seguimos para Cambarinho de forma a iniciarmos o percurso no sentido ascendente, logicamente torna o percurso mais difícil.
Com inicio junto ao antigo campo de futebol de Cambarinho seguimos em direcção aos Loendros, chegado ao cruzamento do parque de manutenção seguimos pela esquerda até apanhar a ribeira que passa junto aos Loendros daqui subimos pelos passadiços até ao final dos Loendros. Agora é sempre a subir por um caminho em calçada à portuguesa com bastante desgaste provocado pelos antigos carros de bois, até chegar à povoação de Farves. Após passar a povoação aparece a grande dificuldade do dia a subida por trilho de montanha até ao estradão das eólicas no cume da serra. Atravessamos o estradão e junto aos abrigos para o gado já abandonados, seguimos por caminho agrícola de montanha até à povoação do Couto, onde se encontra o albergue do caminho de Santiago de Vouzela e daqui é passar estrada de alcatrão e subir até à povoação da Abelheira onde apanhamos um caminho bastante abandonado e não tão limpo como devia (de salientar que existem partes deste caminho que estão completamente inundadas de água, em épocas de chuvas ou de inverno é melhor irem preparados para molhar os pés), que nos leva até à estrada em alcatrão de ligação à Lapa de Meruje, aqui viramos à direita para rapidamente sai da estrada e seguir por outro antigo caminho agrícola até perto da lagoa de Meruje .
O percurso termina junto à Lapa de Meruje e da Lagoa existente neste local.
Sem dúvida que este percurso pela beleza dos Loendros, pela riqueza da Lapa de Meruje e pelos caminhos encontrados no trilho é dos mais belos do concelho mas o facto de ser linear torna complicado a sua realização para quem não conhecer bem a região.
O percurso nesta altura, maio de 2017 está muito bem marcado com a sinalização bem visível, no entanto a partir da povoação da Abelheira deviam limpar o caminho, pois existem muito ramos, alguns já ardidos no meio do percurso que retira alguma beleza ao mesmo. De resto é ter atenção à água existente e é muita, ao longo do PR. Quanto à dificuldade, não sendo difícil e uma vez que optamos por fazer o percurso no sentido ascendente é preciso ter sempre alguma capacidade física para fazer os cerca de 12 km quase sempre a subir.

Bhj

Hhgjh

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Mar 14, 2021

Percurso lindíssimo que permite um conhecimento íntimo e ímpar da encosta ocidental do Caramulo. Não se percebe que tenha sido descontinuado pela CM Vouzela, mas as marcações estão ainda muito vivas e o caminho é fácil de seguir. Recomendo vivamente que se faça a descer da Meruge para Cambarinhos, a menos que se pretenda um percurso muito físico. As paisagens são deslumbrantes, mas sobretudo a noçao de se caminhar num museu vivo e de ver atividades e formas de fazer em extinção. A não perder. Em maio-junho tem a bonificação dos Loendros no Cambarinho no final (ou início...).

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Mar 15, 2021

Olá Pés do Caminho. De facto a CM Vouzela terminou com este percurso após o grande incêndio de 2017.
    Tinha o inconveniente de ser linear, a Câmara optou por construir passadiços junto aos Loendros e fez um pequeno circuito nesse local.
    O PR2 ficou agora circular com passagem por Carvalhal de Vermilhas, Couto, Abelheira e Lapa da Meruje, na minha opinião perdeu-se uma das partes com maior beleza, que era a subida da povoação de Farves ao alto do Couto, este alto é fantástico.
    Continuação de Boas caminhadas.