PR2: Trilho dos Lameiros do Barroso (com desvio para o Couto da Mó).

Photo ofPR2: Trilho dos Lameiros do Barroso (com desvio para o Couto da Mó). Photo ofPR2: Trilho dos Lameiros do Barroso (com desvio para o Couto da Mó). Photo ofPR2: Trilho dos Lameiros do Barroso (com desvio para o Couto da Mó).

3 hours one minute
January 20, 2024
January 2024

near Agrelos, Vila Real (Portugal)

Iníciamos na estrada N311, ao lado da aldeia de Agrelos. Nesta aldeia existe uma outra pequena derivação até ao lugar das Lagoas. Seguimos no sentido antihorário. O trilho tem partes sem qualquer sinalética, sendo conveniente a utilização de GPS. O piso do percurso é na sua maioria constituído por caminhos rurais, com partes empedradas e um pouco de corta-mato nas proximidades do alto do Couto da Mó. Algumas partes poderão estar alagadas na época de chuva. A primeira çparte do percurso é muito bonita, com os seus prados muito verdes e retalhados; a segunda parte não tem o mesmo interesse paisagistico. O trilho percorre as ruas da aldeia, passando por baixo do passadiço da Casa do Morgado, e segue em direção à aldeia de Bostofrio, uma aldeia tipicamente barrosã onde abundam muros de pedra a ladear os caminhos e lameiros que fazem do verde a cor dominante da paisagem. Nesta aldeia existe uma pequena derivação que conduz a um abrigo tradicional, que servia de resguardo aos pastores contra as condições meteorológicas adversas que costumam fazer-se sentir com frequência nesta região. Seguimos em direção à ponte de Mena, percorrendo um caminho entre lameiros bem tratados pelas gentes da terra. Chegados à aldeia de Vilarinho Seco, regressamos pelo mesmo caminho. Logo depois fizemos um pequeno desvio para subir ao Couto da Mó, com os seus 1024 m de altitude, seguindo para o Miradouro da Lomba, onde o percurso se faz por caminhos mais serranos.