PR2 - Trilho da Peneda (PNPG) Arcos Valdevez 17-11-2018

Photo ofPR2 - Trilho da Peneda (PNPG) Arcos Valdevez 17-11-2018 Photo ofPR2 - Trilho da Peneda (PNPG) Arcos Valdevez 17-11-2018 Photo ofPR2 - Trilho da Peneda (PNPG) Arcos Valdevez 17-11-2018

November 17, 2018
November 2018

near Senhora da Peneda, Viana do Castelo (Portugal)

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, é um santuário católico dedicado a Maria mãe de Jesus sob a invocação de Nossa Senhora da Peneda, situado no concelho de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.
É um lugar recôndito e de uma beleza única e um dos mais importantes e concorridos Santuários do Norte de Portugal, sob a invocação de Nossa Senhora da Peneda, e onde, na primeira semana de Setembro, ocorre uma das maiores romarias de Alto Minho, afastada dos centros urbanos e uma reminiscência das tradições mais seculares, enraizadas no mais profundo das populações e dos seus ritmos ancestrais.
O santuário foi construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX. A igreja foi terminada em 1875
Na primeira semana de Setembro realiza-se no santuário um grande arraial popular e uma enorme festividade, com um dia, inclusive, dedicado aos romeiros galegos, numa conjugação única de tradição, religiosidade e celebração popular.
Diz a lenda que ter-se-ia verificado uma aparição da Virgem, Nossa Senhora das Neves, em 5 de Agosto de 1220, a uma pequena pastora.
Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez.
A mesma lenda reporta-se a uma passagem anterior: por volta de 716 ou 717 os cristãos, fugidos ante a invasão dos sarracenos, teriam deixado uma imagem entre as enormes fragas da Serra da Peneda.
O Santuário integra-se na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês e situa-se a cerca 150 km do Porto e a 51 de Arcos de Valdevez…
Visitar este belo Santuário é um regalo para os nossos olhos… Aconselho a visitarem…