Activity

PR2 Torrinha - Castelo de Vide

Download

Author

Trail stats

Distance
8.04 mi
Elevation gain
843 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
738 ft
Max elevation
1,929 ft
TrailRank 
8
Min elevation
1,329 ft
Trail type
One Way
Time
48 minutes
Coordinates
419
Uploaded
April 24, 2019
Recorded
January 2010
Be the first to clap
Share

near Castelo de Vide, Portalegre (Portugal)

Viewed 33 times, downloaded 2 times

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,335 ft

Anta dos Pombais

Esta estrutura funerária pré-histórica, construída durante o Calcolítico, está classificada como Monumento Nacional desde 1910. Ao longo dos tempos foi sujeita a diversas reutilizações, tais como arrecadação de materiais agrícolas, abrigo de pastores e até curral, o que originou sua descaracterização de um modo bem visível. A câmara funerária é de planta poligonal irregular, composta de sete grandes esteios graníticos, agora unidos por muros de cantaria, nos quais apoia a laje de cobertura. Aparentemente não possui corredor de acesso. No entanto, apesar das alterações a que foi sujeito, é um monumento imponente. A sua implantação, elevada no terreno, e a sua estrutura que permanece intacta fazem dele, um dos mais interessantes sepulcros megalíticos do Concelho.

PictographWaypoint Altitude 1,398 ft

Anta do Galhardo

Sepultura megalítica implantada num terreno descampado pontuado por alguma vegetação rasteira. Dos sete esteios graníticos de forma triangular que constituiriam originalmente este monumento nacional chegaram até nós apenas seis. Bem fincados na terra, os esteios encontram-se ligeiramente inclinados para o interior da câmara que é poligonal irregular com entrada voltada a nascente não apresentando corredor de acesso. A mamoa ou tumulus é irreconhecível. Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

PictographWaypoint Altitude 1,585 ft

Igreja do Bom Jesus

PictographWaypoint Altitude 1,585 ft

Igreja do Bom Jesus

PictographWaypoint Altitude 1,585 ft

Igreja do Bom Jesus

Sobre a igreja do Bom Jesus pouco se sabe sobre a razão de ter sido ali erguida, no entanto a sua construção parece ser do início do séc. XVIII. É constituída por dois volumes: nave-capela-mor e sacristia. O pavimento é de tijolo e lajes de granito, formando composições geométricas, estando sobrelevado em relação ao da nave. Encima a mesa do altar, um conjunto de talha que enquadra a imagem do Bom Jesus Crucificado. Encostado ao alçado Oeste, ergue-se um pequeno campanário com sino.

PictographWaypoint Altitude 1,388 ft

Anta do Pincho

PictographWaypoint Altitude 1,749 ft

Fonte da Areia

Não existe referência sobre a data da sua construção e qual a razão do seu nome. Trata-se de mais um fontanário público, quase térreo, utilizado para saciar a sede das pessoas que subiam esta encosta em direcção a Castelo de Vide. A sua água, que nasce no terreno adjacente, brota de uma bica inserida numa roseta, sendo depois aproveitada para rega nos prédios vizinhos.

PictographWaypoint Altitude 1,946 ft

Praça Alta

Troço da fortificação abaluartada construída no século XVII, também designada por “Meio-Baluarte da Morena” e que ligava o também Meio-Baluarte do Cipresteiro ao Forte de São Roque. Deste local, tem-se uma perspectiva de como as muralhas renascentistas foram projectadas a partir da estrutura militar medieval (castelo), acompanhando o crescimento da vila e sendo condicionadas pelo relevo do terreno. É simultaneamente um miradouro privilegiado, pois desde este local podem observar-se desde os campos circundantes à Vila até aos territórios fronteiros delimitados pelos rios Tejo e Sever e demarcando o horizonte a norte, as serras do Açor, Gardunha e Estrela.

Comments

    You can or this trail