PR2 Torres Vedras Rota do Atlântico

Photo ofPR2 Torres Vedras Rota do Atlântico Photo ofPR2 Torres Vedras Rota do Atlântico Photo ofPR2 Torres Vedras Rota do Atlântico

January 11, 2017
January 2017

near Casal do Valongo, Lisboa (Portugal)

pt

O PR2 Rota do Atlântico é o mais curtinho dos percursos oficiais da Câmara Municipal de Torres Vedras e quase sem desníveis. Vale pela luz, pelas vistas da bonita e alcantilada costa, e por algumas curiosidades de caminho.

Partindo do extremo Norte da Praia de Santa Rita, seguimos pela falésia até à Praia Azul. Éramos três caminheiros em dois carros, o que facilitou a logística - mas por certo que será fácil fazer com um só automóvel, e depois de atingir o final regressar um pouco atrás a Santa Cruz e procurar um táxi que devolva o caminheiro ao ponto de origem, são poucos quilómetros. Em qualquer dos extremos há abundância de estacionamento.

Depois de um café no Grão de Areia, no extremo Norte da Praia de Santa Rita, iniciamos a marcha ao longo da estrada paralela à praia, até encontrar o desvio à esquerda que nos leva ao Convento de Penafirme, ruínas do século XVI com história que poderá remontar ao século IX - no álbum que publiquei no facebook há mais informação.
Depois regressamos à estrada, que cruzamos para subir à falésia, e por sobre ela seguir quase até Santa Cruz. Pelo meio fica uma fonte de água que brota do chão e que marquei com um waypoint. Lá em baixo segue-nos o azul profundo do Atlãntico, ponteado dos vultos dos surfistas, ao longo de toda a caminhada.

Já em Santa Cruz é obrigatório dar atenção ao monumento a Kazuo Dan, poeta japonês que se apaixonou pela vila piscatória e entrar na capela dedicada a Santa Helena, a Helena de Constantinopla que descobriu a cruz de Cristo no Monte Gólgota, onde hoje está a Basílica do Santo Sepulcro.
Indispensável também uma visita ao museu / exposição que se encontra na Azenha de Santa Cruz, um edifício bem representativo da indústria de moagem do séc XVI e o primeira construção na praia de Santa Cruz.
Depois vamos visitar os icones de Santa Cruz, o Penedo do Guincho, a rampa dos Crocodilos, e subir as Varandinhas. Seguiremos então pela estrada até ao marco geodésico de Alto da Vela, sempre com belas vistas para as praias Formosa e da Amoeira. Em seguida são mais umas centenas de metros até atingir a Praia Azul, onde também há onde retemperar as forças.

en

The "PR2 Rota do Atlântico" is the shortest of the official routes of the Municipality of Torres Vedras and almost without gradients. It worths by the gorgeous light, the views of the beautiful and steep coast, and by some curiosities along the way.

Departing from the North end of Santa Rita Beach, we continue along the cliff to Praia Azul. We were three hikers in two cars, which made the logistics easier - but of course it will also be easy to do with just one car, and after reaching the end, walk a little back to Santa Cruz and call a taxi that returns the hiker to the starting point, it is just a few kilometers. In either extreme there is plenty of parking space.

After a coffee at the "Grão de Areia" bar, at the North end of Santa Rita Beach, we started the march along the road parallel to the beach, until we find the turn to the left that leads to the Convent of Penafirme, ruins of the sixteenth century with a history that can be traced back to the ninth century - in the album I published on facebook there is more information.
Then we went back to the road, which we crossed to climb the cliff, and above it we followed almost to arrive to Santa Cruz. Along the way we found a spring, a source of water that flows from the ground and that I marked with a waypoint. We were accompanied down below by the deep blue of the Atlantic, dotted with the figures of the surfers, all along the walk.

Already in Santa Cruz it is obligatory to pay attention to the monument to Kazuo Dan, a Japanese poet who fell in love to the fishing village and visit the chapel dedicated to St. Helena, Helena of Constantinople, who discovered the cross of Christ on Mount Golgotha, where today stands the Basilica Of the Holy Sepulcher.
Also indispensable is a visit to the museum / exhibition that is located in Azenha de Santa Cruz, a building very representative of the industry of milling of the XVI century and the first construction to be erected in the beach of Santa Cruz.

Then we will visit the icons of Santa Cruz, the Penedo do Guincho, the ramp of the Crocodiles, and climb the Varandinhas. We will then continue along the road to the Alto da Vela geodetic landmark, always greeted by beautiful views to Formosa and Amoeira beaches. Then we will walk a few hundred meters until reaching Praia Azul, the end point, where there is also a place to retemper our forces.

x - x - x

PR10 Torres Vedras Rota da Água
PR11 Torres Vedras Rota do Morango
PR12 Torres Vedras Rota do Pão e do Barro

Localização dos percursos no mapa:

mapa © Garmin MapSource

PictographCar park Altitude 0 ft

Parking Praia Santa Rita

• verola Jul 20, 2017

serait il possible d'avoir la traduction en français ? mERCI BEAUCOUP

• Photo of Paulo Valentim
    Paulo Valentim Aug 13, 2018

O início do percurso situa-se em Porto Novo, Maceira. Está neste momento a ser requalificado, com atualização das placas e marcações.

• Photo of papaleguas
    papaleguas Aug 14, 2018

Obrigado, Paulo Valentim! Ainda bem que a rede de percursos está "viva" e as marcações a serem zeladas. Nós começamos 500m mais a sul por opção do momento (um café e um bolo com boa paisagem :D ).