PR2 SMA Rota do Sizandro

November 26, 2017
November 2017

•   5 2 Reviews

near Sapataria, Lisboa (Portugal)

PR2 Rota do Sizandro é um dos dois percursos de pequena rota que a Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço tem para nos oferecer.
Tem inicio e fim no lugar de Sizandros, junto a uma fonte centenária, com um painel de azulejos que exemplifica como seria o local à data da sua construção (Foto).
Iniciamos o percurso em direcção à aldeia da Sapataria, indo ao encontro da Igreja da Nossa Senhora da Purificação, de construção antiga, com o seu portal Manuelino(Foto), e um conjunto de azulejos maravilhoso!
Daí, prosseguimos em direcção ao apeadeiro ferroviário da Sapataria, subindo uma ligeira elevação que nos revelava uma magnifica paisagem sobre o vale que deixávamos para trás (Foto).
Entramos numa zona florestal, onde as cores outonais se misturam com os cheiros a terra molhada, da chuva que caiu horas antes deste maravilhoso passeio...(Foto) Por entre vegetação inundada pelas cores do Outono, fomos observando alguns animais (aves, cavalos, etc) que dão um outro colorido à paisagem circundante...
Por trilhos interessantes, chegamos ao ponto mais alto do percurso, Monte da Atalaia, onde, para além de uma vista fabulosa a 360º, podemos ver de perto o que resta de dois moinhos, o mais antigo com mais de 150 anos, com o facto curioso de ambos terem sido atingidos por um raio...
Após esta passagem, regressamos ao ponto de partida, passando pela nascente do rio Sizandro, que nasce junto à Sapataria, percorre cerca de 40 Kms, e vai desaguar junto à Praia Azul (Sta. Cruz)...
Finalizamos o passeio onde horas antes tinha-mos dado inicio a um trilho fantástico, bem marcado, mas que não dispensa meios alternativos de orientação... Sem duvida, aconselhável para o Outono e Primavera, para dias de muita luz...