PR2 Setúbal com descida a alportuche

Photo ofPR2 Setúbal com descida a alportuche Photo ofPR2 Setúbal com descida a alportuche Photo ofPR2 Setúbal com descida a alportuche

July 27, 2022
July 2022

near Vila Nogueira, Distrito de Setúbal (Portugal)

PR2 do município de Setúbal com uma descida a alportuche para proveito da sua praia.
Iniciámos a caminhada em Azeitão, mais propriamente junto à câmara municipal e logo de seguida, uns metros mais à frente, viramos à esquerda entramos numa zona de terra batida ao longo de quintas.
Rapidamente nos colocamos à vista do vale dos picheleiros e das suas magníficas casas polvilhando a paisagem. Deste vale tem-se uma boa visão das montanhas que vamos subir, mais propriamente o formosinho (ponto mais alto da Arrábida com 500 mts). Nesta zona dos picheleiros há várias bifurcações, mas são fáceis de seguir se estivermos atento às marcas do trilho. Passados 4,5km inicia-se a subida para a serra, à direita por um pequeno trilho característico da Arrábida. O trilho vai serpenteando e ascendendo a montanha até chegar a um antigo tanque/fonte que hoje em dia está cheia de mato e por isso não contem com água lá (fonte do zambujal). Continuando a subida, chega-se a uma clareira bastante agradável e seguindo à direita iremos dar então a uma das partes mais difíceis do percurso. Uma parede de rocha imensa é então o próximo passo a ser percorrido, e há que ter muito cuidado na sua subida, aproveitando todas as reentrâncias das rochas para apoios. Nesta parte é necessária mesmo concentração. Passada a subida chega-se ao formosinho, miradouro espetacular das terras ao redor. Avista - se a quinta do conde, Azeitão, seixal, Barreiro, Sintra, azoia, Tróia, entre outros locais. A partir daí é uma grande descida bem visível, mas muito cerrada e com mato que tapa as cabeças (mas não o trilho). A meio da descida entramos na estrada alcatroada e após passar-se o convento entramos novamente no trilho que escorrega bastante e tem muito pó, mas faz-se bem. Após a chegada ao cruzamento do portinho basta seguir para alportuche.
Tratado o almoço é hora de voltar a subir pelo mesmo trilho. Atenção que na volta fizemos um pequeno desvio involuntário a caminho do formosinho, mas que facilmente se apercebem que o trilho fica um pouco mais atrás. Há depois outro engano na descida via cascalheira que nos custou caro por isso sigam sempre pela direita ao longo da rocha, depois de iniciarem a descida após o formosinho. A partir daí para baixo é fácil pois é sempre o mesmo caminho por trilhos e estradões.

IMPORTANTE: NUNCA FAZER O TRILHO COM CHUVA OU DE CHUVA EM DIAS ANTERIORES, É MUITO PERIGOSO CAMINHAR EM ROCHA CALCÁRIA HÚMIDA OU MOLHADA