PR2 Rota das Bétulas São Pedro do Sul

Photo ofPR2 Rota das Bétulas São Pedro do Sul Photo ofPR2 Rota das Bétulas São Pedro do Sul Photo ofPR2 Rota das Bétulas São Pedro do Sul

May 7, 2017
May 2017

near Coelheira, Viseu (Portugal)

Mais um regresso a um percurso sempre belo nesta altura do ano, com o Planalto da Serra da Arada todo florido.
Iniciamos junto ao Parque da Fraguinha rodeado por uma grande mancha de Bétulas que dá o nome ao percurso. Por um caminho largo com muita pedra solta seguimos até ao alto da serra junto às eólicas existentes, daqui viramos à direita para apanharmos um caminho sempre a descer até ao Candal, na descida devemos apreciar toda a serra e vale envolvente com especial destaque para a povoação da Póvoa das Leiras à nossa direita. Ao chegarmos ao Candal passamos pela zona mais antiga e apanhamos um caminho agrícola em direcção à Póvoa das Leiras, este caminho passa por um bosque onde se encontra a ribeira do Paivô, local fresco e digno de efectuar uma pausa para admirar toda a beleza da zona. A partir daqui é subir até à povoação, subida curta mas cansativa. Após passar pela Póvoa das Leiras seguimos na estrada alcatroada para rapidamente sair à direita junto a uma levada que nos leva ao Planalto da Serra, nesta altura todo "vestido" de amarelo. Ao chegar ao alto é só passar pela passagem do açude existente que nos leva ao Parque. Ter atenção que a passagem junto ao açude só é possível caso tenha pouca água.
Este percurso deve ser realizado entre os meses de Abril e Maio de forma a vermos toda a beleza desta serra da Arada. É um percurso curto bem marcado que pode ser realizado sem qualquer dificuldade.