PR2 Rota da Levada Cabeça Loriga Serra da Estrela

Photo ofPR2 Rota da Levada Cabeça Loriga Serra da Estrela Photo ofPR2 Rota da Levada Cabeça Loriga Serra da Estrela Photo ofPR2 Rota da Levada Cabeça Loriga Serra da Estrela

October 25, 2017
October 2017

near Loriga, Guarda (Portugal)

A opção desta vez foi visitar as aldeias tradicionais de Cabeça e de Loriga situadas na Serra da Estrela.
Por motivos logísticos, transporte e almoço decidimos iniciar o percurso na Aldeia de Loriga. Daqui seguimos em direcção à capela da Nossa Sr.ª da Guia e após passar o cemitério local virar à esquerda através de um estradão florestal rodeado de uma grande mancha de pinhal que nos leva sempre a descer até à aldeia da Cabeça.
Ao chegar à aldeia visita obrigatória da primeira aldeia LED do País, após as fotos da praxe é hora de regressar a Loriga, inicialmente pela estrada em alcatrão e ao sair da aldeia virar à direita até à levada comunitária existente que nos acompanha grande parte deste percurso sempre a subir em direção a Loriga.
Já perto do Poço da Broca do Serapitel (para quem pretender pode seguir a levada até a este poço e foi o que fizemos, no entanto quando chegamos ao local não foi possível descer até ao poço uma vez que o trilho estava fechado) para quem não quiser visitar o poço, deixa a levada e vira à direita até à ponte da Ribeira que atravessa e subimos agora até Loriga primeiro por caminho florestal, depois por caminhos agrícolas até à ponte que une as duas Ribeiras já perto de Loriga, chegado a esta aldeia era hora de almoço para no final efectuar uma visita à famosa Praia Fluvial junto Estrada Nacional.
É um percurso sem qualquer dificuldade, de salientar que o percurso se encontra apenas sinalizado na levada que liga Cabeça a Loriga, a primeira parte do percurso a descer não existe qualquer sinalização, aconselho sempre ao uso do GPS.