PR2 - Rota da Citânia

August 25, 2023
August 2023

near Briteiros, Braga (Portugal)

Percurso Circular, com início no Parque do Museu da Cultura Castreja (que vale a pena visitar antes de iniciar o trilho). O bilhete do museu é válido para entrada na Citânia de Briteiros (convém verificar os horários de ambos os locais). Do parque segui em direção à Igreja e daí subi a rua pela berma do lado esquerdo para a Rua da Bouça da Mata, contudo depois de realizado o trilho coloco a hipótese de ser mais fácil realizar em sentido contrário, ou seja seguindo pelo lado direito da rua, uma vez que a parte final do percurso foi um pouco cansativa e, na minha opinião, sem tanto interesse, sobretudo depois de todos os pontos de passagem que fiz até à Citânia que são Magníficos. Talvez seja até mais fácil (de menor esforço físico) visitar a Citânia seguindo nesse sentido contrário ao que realizei.
Apesar dos últimos 4600metros terem sido mais custosos este percurso é fantástico! Nestes últimos 4600 metros há sombras, mas também parte do trajeto é sem sombra, e não somos acompanhados por água; contudo em todo o trajeto anterior temos maioritariamente sombras e o rio Febras a acompanhar.
Para quem abre o wikiloc no PC conseguem ver descrições que deixei nas fotografias, nomeadamente em intersecções que poderão ser um apoio, quem visualiza noutro equipamento tem de clicar no nome de cada foto para ler a descrição.

Museu da Cultura Castreja

Este Museu é o Solar da Ponte pertencente à família Francisco Martins Sarmento (arqueólogo que se dedicou à descoberta de grande parte dos vestígios da Citânia) onde se encontra o seu espólio pessoal (nomeadamente o seu equipamento de fotografia), bem como materiais arqueológicos recolhidos. Camilo Castelo Branco esteve refugiado neste Solar e mantinha grande amizade com Francisco Morais Sarmento, estando expostas cartas enviadas entre ambos. A visita ao Museu inicia-se com um filme de 6 minutos que considerei muito interessante pela forma como descreve a Citânia. A restante visita ao Museu não é muito demorada, talvez a tenha realizado em 20 minutos - vale a pena visitar antes de iniciar o trilho.

Este desvio que fiz não está previsto no trilho, mas é bonito

PictographFauna Altitude 615 ft

Depois de fazer um pequeno circuito que não está previsto no traçado do trilho voltei à Bouça do Monte, podendo seguir de novo pelo trilho definido.

Da primeira vez que cheguei a esta interseção fiquei confusa e segui pela esquerda, visto que uns metros atrás havia uma placa a indicar PR2 Rio Febras para a esquerda e PR2 Citânia para a direita. Por isso, neste ponto, escassos metros à frente das placas segui pela esquerda para ver o Rio Febras e foi quando entrei num caminho pelo meio da mata que depois percebi não pertencer ao trilho definido, mas fiz um percurso circular bonito e voltei à Bouça do Monte. Da segunda vez que cheguei a este ponto segui pela direita e aventurei-me a ir por entre as pedras até junto do Rio Febras (que nesta época está com pouca água), presumo que noutras épocas do ano não seja possível chegar tão próximo dos locais que coloco a seguir nas fotos.

Marcas do Trilho

Quando cheguei a este ponto distraidamente só reparei na placa que dizia Citânia a 1500m e continuei a subir (uma subida por pedras onde mais à frente surge uma interseção para a direita, contudo como não tem placa nesse ponto eu continuei a subir em frente, e ainda bem, pois assim tive a oportunidade de ir a Portuguediz) e depois acabei por voltar pela esquerda exatamente a este ponto. Quem preferir junto destas placas pode seguir de imediato pela esquerda ir até Portuguediz e depois encontra placas que encaminham para descer e seguir igualmente para a Citânia poupando aqui alguns metros de subida que não têm nenhuma vista de interesse.

PictographFlora Altitude 850 ft

Nesta época do ano tinha pouca água

Pequena travessia por entre as Rochas

PictographRuins Altitude 866 ft

PictographWaterfall Altitude 847 ft

PictographBridge Altitude 778 ft

Necessita de Manutenção (consegui passar com apoio nas pedras do rio)

Conforme já referi antes, quando passei da primeira vez neste ponto segui em direção a Citânia, subi mas na verdade depois dei a volta para a esquerda, fui a Portuguediz e regressei a este ponto, desta segunda vez segui até Citânia.

PictographDoor Altitude 1,025 ft

O trilho não segue por aqui, mas sim pela estrada nacional seguindo-se a placa que diz Casa do Guarda

Convém atravessar a estrada para maior segurança; nessa travessia encontram-se do lado contrário da estrada placas que nos encaminham para a Citânia ou para o regresso a Briteiros.

Interseção

Aqui seguir em direção à Citânia (a 400m), para depois regressar a este ponto e seguir para Briteiros (o ponto inicial do trilho). Depois deste ponto não consegui sinalizar mais Waypoints no mapa, pelo que vou juntar aqui algumas fotos da Citânia (vale bem a pena visitar - é importante verificar o horário de funcionamento, eu tive de aguardar cerca de 45 minutos pela abertura após almoço).

Vista de Guimarães

Depois da Citânia não consegui sinalizar waypoints, mas também são raríssimos, o caminho segue maioritariamente por entre pinhal, sendo mais longo do que esperava e tendo várias falhas na marcação, pelo que é fundamental gps. Num local surge uma placa com possibilidade de seguir para Briteiros pela direita a 3000m, mas também surge uma placa a indicar pela esquerda para Briteiros a 4600m e tem indicação de que passa em Donim (eu optei por este percurso crendo que teria pontos de interesse, contudo considero que apenas a vista inicial foi para mim agradável). Ainda assim, informo que seguindo esta direção, é possível passar em frente à casa onde nasceu e viveu João Antunes Guimarães, bem como nos moinhos (deixo fotos aqui).