PR2 PTB - Trilho de Terras da Nóbrega

Photo ofPR2 PTB - Trilho de Terras da Nóbrega Photo ofPR2 PTB - Trilho de Terras da Nóbrega Photo ofPR2 PTB - Trilho de Terras da Nóbrega

November 24, 2016
November 2016

•   3.3 1 review

near Goes, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho visita terras das freguesias de Sampriz, Azias (concelho de Ponte da Barca) e Aboim da Nóbrega (concelho de Vila verde).
Leva-nos por caminhos maioritariamente rurais e florestais em contacto com um ambiente típico de agricultura de subsistência. Encontramos pelo caminho a Capela de Nossa Senhora do Livramento, no lugar de Ventoselo, que além do seu interesse como elemento de arquitectura religiosa, está situada num ponto com bonitas vistas sobre o vale do Rio Lima.
Existem outos pontos do percurso com vistas amplas, mas chamo a atenção para a subida ao castelo de Aboim da Nóbrega (após uma pequena incursão na freguesia de Aboim da Nóbrega, concelho de Vila Verde) onde encontramos o Miradouro da Nóbrega. Este miradouro oferece vistas largas em todas as direcções e vale bem a pena os 1000 metros de caminhada que fazemos para lá chegar.

Encontramos documentação relativa a este a a outros Trilhos Pedestres do concelho no site da Câmara Municipal de Ponte da Barca, onde está disponível o habitual folheto em pdf!
No site da WalkingPortugal também encontramos o folheto pdf.

O trilho está sinalizado, mas as marcas já desapareceram em muitos cruzamentos e entroncamentos, não permitindo um passeio despreocupado, sem grande preparação prévia.
Existe cobertura florestal mas apenas em algumas partes do trilho, pelo que a exposição solar pode ser um factor a considerar nos dias mais quentes.
Os caminhos por onde segue o percurso estavam todos desimpedidos na data em que o percorri, mas já encontrei algum mato (na descida, em redor do km 6) que irá crescer e criar alguns incómodos brevemente.
Pelos factores que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".

Boas Caminhadas!

Photo ofJunta de Freguesia de Sampriz. Parque de Merendas. Photo ofJunta de Freguesia de Sampriz. Parque de Merendas. Photo ofJunta de Freguesia de Sampriz. Parque de Merendas.

Junta de Freguesia de Sampriz. Parque de Merendas.

Igreja de Sampriz

Alminhas

Gruta

Pequena gruta

Pastagens

Calçada

Photo ofCapela da Nossa Senhora do Livramento (Ventoselo). Miradouro. Photo ofCapela da Nossa Senhora do Livramento (Ventoselo). Miradouro. Photo ofCapela da Nossa Senhora do Livramento (Ventoselo). Miradouro.

Capela da Nossa Senhora do Livramento (Ventoselo). Miradouro.

Miradouro. Depósito de água.

PictographSummit Altitude 0 ft
Photo ofCastelo de Aboim. Miradouro da Nóbrega. Photo ofCastelo de Aboim. Miradouro da Nóbrega. Photo ofCastelo de Aboim. Miradouro da Nóbrega.

Castelo de Aboim. Miradouro da Nóbrega.

Miradouro

Campo de Futebol

Carvalhal, Granja do Velho

Ribeira

Ribeiro do Casal

PictographPicnic Altitude 0 ft

EN531. Parque de Merendas.

Ribeira

PictographMountain hut Altitude 0 ft

Casa da Portela de Sampriz (Turismo Rural)