Activity

PR2 - Penedono - Trilho do Ouriço e da Castanha

Download

Trail photos

Photo ofPR2 - Penedono - Trilho do Ouriço e da Castanha Photo ofPR2 - Penedono - Trilho do Ouriço e da Castanha Photo ofPR2 - Penedono - Trilho do Ouriço e da Castanha

Author

Trail stats

Distance
9.57 mi
Elevation gain
1,319 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,319 ft
Max elevation
3,018 ft
TrailRank 
32
Min elevation
2,328 ft
Trail type
Loop
Time
5 hours 32 minutes
Coordinates
1604
Uploaded
December 5, 2023
Recorded
December 2023
Be the first to clap
Share

near Penedono, Viseu (Portugal)

Viewed 43 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPR2 - Penedono - Trilho do Ouriço e da Castanha Photo ofPR2 - Penedono - Trilho do Ouriço e da Castanha Photo ofPR2 - Penedono - Trilho do Ouriço e da Castanha

Itinerary description

O percurso, atendendo a que o Castanheiro é uma árvore de folha caduca, deverá ter ainda mais um encanto extra na altura em que as folhas ficam amareladas e acastanhadas e caem, mas ainda assim este percurso é muito agradável para se fazer mesmo sem ser nessa altura, como foi o nosso caso.
Iniciamos a nossa caminhada com uma visita ao Castelo de Penedono, belíssimo exemplar e o qual merece a nossa visita. Após a mesma iniciámos então o percurso tendo optado por seguir para o lado esquerdo (quando temos o Castelo nas nossas costas), após saída de Penedono, sempre em ligeira descida, passamos por algumas estradas e caminhos secundários ladeados, essencialmente, por castanheiros, chegando então à localidade de Arcas, onde foi possível ver o lavadouro local e o mais antigo junto à estrada, assim como um curioso jardim cheio de miniaturas, em que a simpática Sra. autorizou de imediato a tirar-mos fotos. Mais adiante pastava um rebanho de cabras acompanhadas de um burro. Saídos de Arcas, passamos pelo Calvário (literalmente local de simbologia religiosa), para entrar em mais uma bonita zona de bosques de Castanheiros, a qual prosseguiu, entremeado com mais algumas espécies, até perto da localidade de Bebeses, local onde aproveitamos para comer algo.
Até aqui o percurso foi em ligeira descida, passando agora a subida, a mais prolongada de todo o percurso, com cerca de 2 km e desnível de cerca de 200 mts. A subida não é difícil de fazer, a ritmo certo faz-se muito bem e no nosso caso até tivemos oportunidade de ver belos cogumelos vermelhos, isto claro com muita companhia de Castanheiros.
Uma vez atingido o pico da subida, nova descida até à belíssima localidade da Granja, com uma bela igreja antiga e com a sua história ligada às minas, em especial de Ouro, exploradas desde os tempos Romanos até cerca de 1950, que se iam vendo ao longe do lado direito quando se fazia a descida.
Após passagem pela Granja nova subida até ao Santuário de Santa Eufémia, mais uma vez acompanhado em grande parte do caminho por Castanheiros, mas em que algumas zonas estes tinham nitidamente muita, mas mesmo muita, idade, impressionantes mesmo! Depois curta ligação para regresso a Penedono.
A altimetria acumulada no ponto informativo no início do Percurso não está correta, uma vez que apenas indica 203 mts de desnível acumulado, quando isso é apenas o desnível total entre o ponto mínimo e o ponto máximo, mas ainda assim o Percurso faz-se bem. Situação também um pouco confusa em termos de sinalização no Santuário de Santa Eufémia. Relativamente ambas as situações tivemos oportunidade de indicar à pessoa que estava no posto de turismo a qual referiu que iria transmitir e que relativamente à sinalização, assim que possível iriam verificar e retificar se necessário.
Pequena nota para uma certa particularidade de grande parte das marcações do percurso, ao invés de ter as habituais marcas de frente para onde vamos a caminhar, o que em regra leva a existir 2 marcações em cada local, uma para cada sentido possível da caminhada, neste caso em parte significativa e em especial quando as marcas são em postos de eletricidade, optaram por apenas fazer uma marcação de "lado" ou seja, só é possível ver a marca quando já estamos muito próximos da mesma, o que leva à necessidade de atenção extra ao procurar as marcas.
Este percurso foi recentemente inaugurado pelo Município de Penedono, fazendo parte de um conjunto de três PR's que estão a ser, à data da publicação deste percurso, inaugurados/divulgados.
Por esta razão à data do percurso ainda não estava disponível no site do Município o folheto do percurso, mas o mesmo já se encontrava totalmente marcado.
Alerto que o trilho gravado poderá ter pequenos desvios para tirar fotos ou ver alguma paisagem, mas julgo que tal é totalmente percetível.
Com muita pena minha o Wikiloc apenas permite colocar 6 fotos, o que não permite transmitir com a devida justiça toda a beleza do percurso.

Comments

    You can or this trail