Pr2 Esposende - entre Cávado e Atlântico

August 15, 2016
August 2016

near Fão, Braga (Portugal)

Percurso circular, com inicio junto à ponte metálica de Fão, ao longo do estuário do Rio Cávado até ao cabedelo. Regresso pela areia da praia até às torres de Ofir. Passagem pela Capela da Nossa Senhora da Bonança.
Muito mais interessante do que previa. O estuário é de grande beleza e proporciona paisagens espetaculares. Grande parte do percurso no inicio é feito sobre passadiço o que nos permite "pairar" um pouco acima da flora muito especifica que se desenvolve sobre o terreno particularmente húmido.
Já mais próximo do Atlântico, a paisagem vai mudando, à medida que o estuário alarga, com grandes planos de água espelhada em ambiente de grande tranquilidade.
É fantástico chegar à ponta do cabedelo, encontrar as águas mais agitadas do Atlântico e fazer o regresso pela praia. Um mergulho a meio do percurso ajuda a refrescar e retemperar para o resto do caminho.
Fizemos o percurso pela manhã e acabamos por almoçar num dos restaurantes de Fão, no caso "A Lareira", perto da ponte de Fão, onde iniciamos o percurso.