PR2 AMR Trilho de S. Bento

September 27, 2015
September 2015

near Crespelas, Porto (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

Trilho bastante desinteressante e com falhas de marcação.
Vale sobretudo pela visita à pequena povoação de Rua, Aboadela, pois tem um casario digno de ser visitado e uma ponte românica, sobre o rio Ovelha, de assinalável beleza e história. Também a adjacente praia fluvial merece visita, pois o local está muito bem cuidado.
Destacam-se ainda dois troços: o primeiro por entre um bosque bastante bonito, embora curto, e o segundo por entre campos e leiras de cultivo, também de curta distância (ambos num total de 2 kms, sensivelmente).
Todo o restante trilho, ou seja, à volta de 10 kms, é feito ora por estradão de terra batida, ora por estrada em alcatrão / paralelo.
Enfim, uma desilusão! Lamento que, em Amarante, só se encontrem estes dois únicos trilhos homologados… Valeu como treino (ou papa kms!!!)

• Peter Caspar Jul 12, 2019

Die Wegweiser und -markierungen sind zur Hälfte nicht mehr vorhanden. Ohne Die Karte von Wikilog wären wir falsch gelaufen.

João Marques Fernandes Jul 13, 2019

Danke für den Kommentar und die Bewertung, Peter Caspar. In der Tat bleibt diese Schiene sehr schlecht markiert und irreführend, wer es tut. Nur mit Hilfe von Wikiloc oder GPS. Probieren Sie den PR6 AMT - Rio Marão, der in der Nähe liegt, sehr gut markiert und sehr schön ist. Fortsetzung guter Spaziergänge !!!

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Dec 23, 2021

Trilho desinteressante... Amarante merecia uma rede de percursos pedestres com mais qualidade. É pena!

João Marques Fernandes Dec 24, 2021

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho. Concordo plenamente... Abraço!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Dec 26, 2021

Não foi uma caminhada particularmente bonita... mas tem pontos interessantes!

João Marques Fernandes Dec 28, 2021

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Deu para esticar as pernas! Abraço.

• valentimrfagim Aug 21, 2022

Ambas os trilhos de Amarante foram uma desilusão. Não estão sinalizados. O presente é por terra batida, quase sem sombra. Não recomendado para crianças

João Marques Fernandes Aug 21, 2022

Obrigado pelo comentário, valentimrfagim.
    Infelizmente, constata-se exatamente isso que refere: com exceção do PR6 AMT - Rio Marão (por sinal muito bem marcado e limpo), os restantes percursos de Amarante são uma absoluta desilusão. Sem marcações, sem limpeza de vegetação, sem informações relevantes... um total abandono. Quando fiz este trilho em 2015 foi exatamente essa a sensação que tive. E infelizmente, ao ler as suas palavras, constato que nada mudou! Inclusive, julgo que nos últimos anos houve movimentações de terra para abrir estradões de forma a permitir aí passar o Rali de Portugal. Lamento saber que não teve uma boa experiência! Votos de próximas caminhadas bem mais agradáveis!