PR2 ALQ Rota dos Caminhos da Rainha

Photo ofPR2 ALQ Rota dos Caminhos da Rainha Photo ofPR2 ALQ Rota dos Caminhos da Rainha Photo ofPR2 ALQ Rota dos Caminhos da Rainha

December 13, 2020
December 2020

•   4.7 1 review

near Merceana, Lisboa (Portugal)

O PR2 ALQ tem início e fim junto aos Bombeiros da Merceana, Alenquer.
A tradição faz remontar ao século XV a fundação deste lugar que foi priorado apresentado pelas rainhas. Pertenceu ao antigo concelho de Aldeia Galega, o lugar de Montes, entretanto vila de Aldeia Galega, por onde este trilho também passa.
Mas ainda na Merceana, com a Igreja de Nossa Senhora da Piedade (1535) como anfitriã, partimos ao encontro de extensas vinhas e vinhedos que cobrem a paisagem com as suas cores quentes no outono e verdes frescos na primavera, a perder de vista.
Até chegarmos à Aldeia Galega, onde tudo parece ter parado no tempo.
Era já um lugar importante em meados do séc. XIII, sendo freguesia em 1259. Em 1282, D. Dinis faz dela julgado, e em 1305 outorga-lhe carta de foral.
Outrora chamada de Montes de Alenquer, Aldeia Galega é uma espécie de museu ao ar livre, com a Casa da Rainha (1738) como principal atração, a tradição local aponta como o sítio onde os visitantes reais se acolhiam nas suas passagens por estas terras.
O Pelourinho Manuelino e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (séc.XVI) são também visita obrigatória antes de voltarmos às vinhas e vinhedos da região, por onde o trilho nos volta a levar.
Aldeia Gavinha é mais um ponto de interesse. Outro lugar bastante antigo, a tradição faz remontar ao séc. XV a sua fundação. A Igreja Santa Maria Madalena (XVI) e a Fonte Gótica são outros pontos de interesse nesta aldeia.
Pelos montes que circundam estes lugares, podemos desfrutar de paisagens maravilhosas, com a sombra do Montejunto no horizonte.
Num percurso marcado somente num sentido, a má colocação, ou a simples ausência de marcações em alguns pontos, faz com que seja aconselhável a utilização de suporte alternativo de orientação.
Um percurso interessante, simpático, que se desenvolve sobretudo em caminhos largos de terra batida, que pode ser praticado em qualquer altura do ano, se bem que pela vindima será possivelmente a melhor altura, pois estamos em plena região Capital Europeia do Vinho.