PR2 Albergaria-A-Velha 'Trilho dos Três Rios'

Photo ofPR2 Albergaria-A-Velha 'Trilho dos Três Rios' Photo ofPR2 Albergaria-A-Velha 'Trilho dos Três Rios' Photo ofPR2 Albergaria-A-Velha 'Trilho dos Três Rios'

10 mi
March 24, 2018
March 2018

near Ribeira de Fráguas, Aveiro (Portugal)

Mais um regresso a um trilho bem conhecido, mas a ideia era efetuar este trilho nesta época do ano, com a passagem pelos três rios (Rio Filveda, Rio Caima e Rio Pequeno) a transbordarem de água.
Como o percurso é circular optamos por iniciar junto à Igreja de Ribeiro de Fráguas, daqui foi seguir em direção ao Parque de Merendas local, um espaço muito bem arranjado, cuidado e muito frequentado na época do verão, neste Parque observa-se alguns moinhos agora recuperados, o percurso continua sempre junto à margem do Rio Filveda onde se avistam diversas cascatas de água, após alguns quilómetros deixamos a margem do rio e atravessamos os campos agrícolas em direção à povoação da aldeia de Vilarinho de S. Roque.
A partir desta localidade a paisagem não é tão interessante, seguimos por uma subida bastante acentuada entre eucaliptos e bem no alto fizemos um desvio de 500 mt para visitar o Cabeço dos Mouros e daqui é sempre a descer até às margens do Rio Pequeno, neste rio pode-se observar a ponte do Barro Preto tão caraterística deste trilho.
Descemos agora junto à margem deste rio em direção à povoação de Telhadela, atravessamos os campos agrícolas e as suas levadas, para mais à frente encontrarmos o Rio Caima onde se encontram as antigas Minas do Palhal e daqui, é subir para o Alto dos Palheiros onde se avista a povoação de Ribeira de Fráguas, local onde iniciamos e terminamos o trilho.
Este percurso por se tratar de um trilho com muita água, fresco e com bastante sombra deve ser realizado no Verão, mas é nesta época, com os rios cheios de água, que toda a sua beleza é exposta em virtude das muitas cascatas existente ao longo do trilho.
O PR não tem qualquer dificuldade e encontra-se bem marcado e sinalizado, mas é sempre importante a ajuda do GPS.

• Photo of Carlos Augusto Santiago
    Carlos Augusto Santiago Jul 27, 2020

Trilho Marcado, mas é bom acompanhar no mapa

• Photo of Carla Sofia Sério
    Carla Sofia Sério Feb 18, 2022

Fiz este trilho. Recomendo, tem uma extensão com eucaliptos menos interessante, ainda assim, vale a pena fazer. Fiz agora em 2022 e encontrei o trilho bem marcado.

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Oct 1, 2023

Percurso agradável ao longo de 3 rios. O melhor é a Ribeira da Felgueira. A travessia de Vilarinho pelo eucaliptal é o pior do percurso. Recomendável.