Activity

PR2 AGN - Piodão

Download

Trail photos

Photo ofPR2 AGN - Piodão Photo ofPR2 AGN - Piodão

Author

Trail stats

Distance
4.32 mi
Elevation gain
1,198 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,198 ft
Max elevation
2,280 ft
TrailRank 
26
Min elevation
1,552 ft
Trail type
Loop
Time
2 hours 34 minutes
Coordinates
982
Uploaded
June 13, 2021
Recorded
December 2012
Be the first to clap
Share

near Piódão, Coimbra (Portugal)

Viewed 32 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofPR2 AGN - Piodão Photo ofPR2 AGN - Piodão

Itinerary description

Algures na serra do Açor, entre curvas e contracurvas, encontra-se a magnífica aldeia do Piódão, uma das mais belas aldeias de Portugal, tendo sido classificada como imóvel de interesse público a partir de 1978, beneficiando assim de alguma proteção. Mas só a partir da sua integração no projecto das Aldeias Históricas de Portugal, o Piódão viu o seu conjunto urbanístico salva guardado. Ou seja, no âmbito desse programa todas as casas em cimento e telhados de telha foram convertidas em paredes de xisto e telhados de lousa, valorizando assim a riqueza arquitectónica do Piódão.
As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos intitulada de “aldeia presépio”.

O percurso circular que aqui disponibilizamos tem inicio e fim no Largo Cónego Manuel Nogueira, e liga a aldeia do Piódão ao lugar de Foz d'Égua. Trata-se de um percurso com declive pouco acentuado, com uma ou duas exceções. Algumas casas abandonadas que se cruzam no caminho são testemunho da actividade pastorícia de então, tanto de caprinos como de ovinos. Nas clareiras podem avistar-se colmeias, testemunho da actividade apícola, ainda com alguma expressão na Serra do Açor.
Em Foz D' Égua para além das casas tradicionais, destaca-se a piscina natural, local de encontro da ribeira do Piódão com a ribeira de Chãs d'Égua, que correm em direcção ao rio Alvôco. Neste local há indicações do caminho a tomar para regressar ao Piódão.
Seguindo em direcção ao Piódão pela margem direita da ribeira, o percurso continua pelas curvas da encosta, tendo como paisagem a extraordinária engenharia de conquista de espaço à encosta: as quelhadas ou socalcos. São patamares sobre patamares, escadas que ziguezagueiam os terrenos a cultivar. Verdadeira prova de esforço do homem.

Chegando ao Piódão foi tempo de recuperar energias com um belo licor regional, e de visitar mais alguns locais de interesse da aldeia.

Waypoints

PictographBeach Altitude 0 ft
Photo ofFoz de Égua

Foz de Égua

A aldeia de Foz D’Égua pertence à freguesia do Piódão e com ela partilha a beleza mística da Serra do Açor. Caraterizada pelo seu aspecto rural serrano, com as típicas casas de xisto e lousa, circundadas por uma natureza quase em estado puro, é rica em espécies de fauna e flora que aqui encontram o seu habitat natural. Em Foz D’Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco e cujo percurso é travado por uma represa criando um espelho de água. https://www.cm-arganil.pt/visitar/o-que-visitar/foz-de-egua/

Photo ofPiódão

Piódão

A Aldeia Histórica do Piódão constitui um conjunto arquitetónico de rara beleza pelo seu enquadramento natural, mas também pela sua antiguidade, unidade e estado de preservação das construções, sendo apelidada por muitos como “aldeia presépio” dada a sua configuração que se espraia pela encosta do monte com as casas em xisto e lousa e as janelas e portas pintadas de azul, em anfiteatro. Enquadra-se na tipologia das “Aldeias Históricas”. Sabe-se que a aldeia do Piódão serviu de abrigo a muitos que se pretendiam esconder ou por questões políticas em épocas mais severas, ou por questões jurídicas. No entanto, não foram só foragidos que a procuraram. No século XIX, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira, fundou um colégio que preparava alunos para a entrada no seminário. Muitos rapazes da Beira Interior passaram pelo colégio entre 1886 e 1906. A história da aldeia perde-se na noite dos tempos. Poucos são os vestígios que permitem reconstruir a história, no entanto, os achados arqueológicos de Chãs d’Égua são um importante testemunho da possível antiguidade da aldeia. https://www.cm-arganil.pt/visitar/o-que-visitar/piodao/

Comments

    You can or this trail