Activity

PR1+PR2 TND - Rotas dos Laranjais e Linho (Tondela)

Download

Author

Trail stats

Distance
11.84 mi
Elevation gain
3,770 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3,770 ft
Max elevation
1,706 ft
TrailRank 
28
Min elevation
722 ft
Trail type
Loop
Coordinates
9470
Uploaded
December 29, 2014
Recorded
December 2014
Be the first to clap
Share

near Castelões, Viseu (Portugal)

Viewed 1775 times, downloaded 39 times

Itinerary description

Para desgastar as rabanadas, e para finalizarmos o ano 2014 em grande, iremos realizar no próximo domingo dia 28 de Dezembro, uma actividade 2 em 1, estava previsto realizarmos somente a Rota dos Laranjais (7,5km), mas como o inicio da Rota do Linho (9,2km) coincidem aproveitamos para realizarmos os dois trilhos.

Assim sendo, iremos iniciar com a Rota dos Laranjais, no parque Coração de Maria, trata-se de uma rota curta e fácil. Depois de passarmos o circuito de manutenção, seguiremos em direcção a Portela, passando por alguns lugares, e pela Ribeira de Castelões. Passando a ponte da ribeira, seguiremos um passadiço, onde se poderá observar o Poço Silveira, com as suas quedas de agua, o moinho e a fonte de Chafurdo. Mais à frente, surge-nos Quintal, que dizem que se deve à família Quental, onde pertenceu Antero de Quental, podemos visitar a Capela N. Sra. da Conceição. O próximo ponto será Vila de Rei, onde podemos visitar a Capela de Santo António. Depois de passarmos o Parque de S. Lourenço, subiremos até Figueiral, onde se situa a Capela de S. Simão. Depois iniciaremos a descida novamente junto à Ribeira de Castelões, onde poderemos observar os pomares de citrinos, que dão o nome a esta rota. Antes de chegarmos ao ponto de partida, poderemos visitar a Igreja Matriz.

Aqui faremos a nossa pausa de almoço, para posteriormente iniciarmos o PR2 a Rota do Linho. Esta, inicia-se igualmente no parque Coração de Maria, e faz-nos relembrar um pouco a historia do Linho. Inicia-se com uma subida em calçada portuguesa, onde a diversidade da flora e fauna são abundantes, onde se junta as paisagens. Chegados a aldeia de Múceres, poderemos observar na antiga escola primária uma pequena exposição e apresentação de como se trabalha no linho. (apresentação esta, que ficará condicionada ao tempo). A Capela da Sra do Livramento é o ponto que se segue, bem no centro da aldeia, seguidamente seguiremos rumo à mini-hídrica por um caminho cheio de moinhos, quedas de água e uma belíssima paisagem junto à Ribeira. Ai retomamos o caminho de regresso ao Parque, ainda passando por os lugares de Conguedo e Costa da Várzea. Para assim finalizarmos as nossas actividade do ano 2014.

Caso seja realizado as duas rotas, tem que ter atenção que o mesmo passará para grau médio e que fará uma distancia de 17km (aproximadamente).

Pontos de interesse:

PONTOS DE INTERESSE:
Ribeira de Castelões; Moinhos; Quedas de Água; Capelas N. Sra. Conceição, S. Simão, Sra do Livramento; Igreja Matriz; Centro Laboração do Linho.

NOTAS:
- Nada a assinalar

MAPA:
http://www.walkingportugal.com/z_distritos_portugal/Viseu/Tondela/TND_pr1_rota_dos_laranjais_folheto.pdf
http://www.walkingportugal.com/z_distritos_portugal/Viseu/Tondela/TND_pr2_rota_do_linho_folheto.pdf

INFO:
http://www.cm-tondela.pt/index.php/turismo/percursos-pedestres

CRÉDITOS FOTOS:
Solas Rotas

Comments

    You can or this trail