PR1+PR2: Caminho do Abade e Levada de Santo Aleixo

Photo ofPR1+PR2: Caminho do Abade e Levada de Santo Aleixo Photo ofPR1+PR2: Caminho do Abade e Levada de Santo Aleixo Photo ofPR1+PR2: Caminho do Abade e Levada de Santo Aleixo

6 hours
February 9, 2019
February 2019

near São Salvador, Vila Real (Portugal)

Percursos marcados, com algumas pequenas falhas. Iniciamos na igreja matriz de Ribeira de Pena. Fizemos o PR2 no sentido anti-horário.
A primeira parte do PR2 é feita em estrada empedrada até ao parque de campismo de Bragadas. A partir daqui desce-se até à levada junto ao rio Beça. Trata-se de uma enorme levada, que nos acompanha na em quase toda a extensão do percurso. É tão longa que a determinada altura ficamos cansados do mesmo tipo de caminho. Em determinadas partes da levada, a falta de manutenção do trilho obriga a que tenhamos de andar em cima da estrutura de cimento da levada.
O percurso referente ao PR1 é feito inicialmente em estrada rurais (e ruas da vila), passando um pouco depois para caminhos rurais lageados e em terra batida.
Na aldeia de Friúme, é aconselhável a visita à casa onde morou Camilo Castelo Branco com a sua primeira esposa, Joaquina França. A travessia do rio Tâmega é feita por uma ponte suspensa ("ponte de Arame").
Apesar de estarmos no distrito de Vila Real e região de Trás-os-Montes, a paisagem é muito mais característica do Minho.

A dificuldade do percurso é essencialmente devido à longa distância e ao declive na parte final de acesso à vila de Ribeira de Pena.