PR18 VCT - Trilho de São Martinho de Outeiro

Photo ofPR18 VCT - Trilho de São Martinho de Outeiro Photo ofPR18 VCT - Trilho de São Martinho de Outeiro Photo ofPR18 VCT - Trilho de São Martinho de Outeiro

December 2, 2015
December 2015

near Outeiro, Viana do Castelo (Portugal)

Descobri este trilho no site da Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde nos disponiblizam um folheto designado "Percursos Pedestres - Por Pegadas de Culto (Montaria e Terras de Geraz)", que podemos descarregar.
Na data em publico este trilho, tanto o folheto como o site estão ainda incompletos e apenas apresentam uma parte dos trilhos que a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende promover. Este é um dos trilhos para os quais ainda não nos apresentam informação detalhada. Apenas referem a sua existência e a sua localização aproximada no mapa do concelho. Note-se também que é apresentado com o nome de "Trilho de São Lourenço de Outeiro", o que julgo estar errado: confrontando com outras fontes, nomeadamente a publicação de "Jose A T P Lima" (Trilho São Martinho - Outeiro - Viana Castelo) e a página da Associação Florestal do Lima (que se apresenta como a entidade que implantou este trilho) julgo ser antes "Trilho de São Martinho de Outeiro".
Nenhuma desta publicações apresenta o trilho com a localização dos diversos pontos de interesse. É essa a razão para esta minha publicação.

Coloquei o início do trilho frente ao Museu do Pão (Núcleo Museológico do Pão) e fiz uma visita ao "Engenho do Campo". Deduzo que este pequeno acrescento de 750 metros não pertence ao percurso oficial, uma vez que não encontrei a sinalização de PR nessa direcção.

Os principais pontos de interesse do trilho são de natureza cultural e paisagistica: igreja de Outeiro, várias capelas, alminhas, cruzeiros, azenhas, as vistas a partir da serra de Santa Luzia e a envolvente dos campos e do casario das localidades da freguesia de Outeiro.

Na porta do Museu do Pão indicavam que estava fechado e que poderia ser aberto a pedido, contactando a Junta de Freguesia.

A sinalização está em boas condições, pelo que classifico a Dificuldade Técnica como "Fácil". Noto que as marcações estão colocadas de forma a facilitar mais quem percorre o trilho no sentido dos ponteiros do relógio. Não encontrei obstáculos significativos a ultrapassar.

O troço entre os km 6,0 e 6,9 (na zona de planalto junto ao Alto de Santa Luzia) é comum ao "PR8 VCT - Trilho da Chão".

Há alguma exposição solar na zona da serra de Santa Luzia, entre os km 5,5 e 10,0.

Para quem pretende descarregar o trilho, recomendo o formato GPX. Descarregando no formato KML (ou através do GoogleEarth) o número de pontos é reduzido para 500, perdendo-se algum do rigor do trilho que aqui publico.

Boas Caminhadas!

Nucleo Museológico do Pão

PictographRuins Altitude 0 ft
Photo ofEngenho do Campo (Engenho Hidráulico de Serração de Madeira) Photo ofEngenho do Campo (Engenho Hidráulico de Serração de Madeira) Photo ofEngenho do Campo (Engenho Hidráulico de Serração de Madeira)

Engenho do Campo (Engenho Hidráulico de Serração de Madeira)

Capela de Santa Quitéria

PictographBridge Altitude 0 ft

Ponte (Ribeira do Outeiro)

Igreja Paroquial do Outeiro

Fonte

Cruzeiro

Parque de Merendas

Photo ofCapela de Nossa Senhora de La Salette Photo ofCapela de Nossa Senhora de La Salette Photo ofCapela de Nossa Senhora de La Salette

Capela de Nossa Senhora de La Salette

Capela de Santo Ovídio

Latada

• Artur Cruz Dec 25, 2015

Apesar de serem à volta de 7 klms a subir e no dia estar muito vento é um trilho interessante.

• Photo of Rijk J.
    Rijk J. Nov 9, 2019

Prachtige vergezichten. afwisselend bos en kale vlakten

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Jun 1, 2022

Obrigado pela partilha e pelas dicas!
    Fiquei a conhecer melhor a aldeia do meu avô depois de percorrer este trilho.
    As vistas da serra de Santa Luzia são espectaculares.
    Boas caminhadas!

• Photo of Filipe Abreu
    Filipe Abreu Aug 16, 2022

Um início promissor, com uma subida animada, mas depois... muito estradão e pouco interesse.
    A sinalização é irregular; vale o facto do trilho ser extremamente fácil e intuitivo de seguir.
    Salvam-se algumas curiosidades de Outeiro, os avistamentos ocasionais de gado, alguns pontos de água e as paisagens.