PR17 AVV - Trilho da Peneda

January 15, 2022
January 2022

near Senhora da Peneda, Viana do Castelo (Portugal)

O “Trilho da Peneda” é um percurso homologado pelo Registo Nacional de Percursos Pedestres (RNPP), denominado de Pequena Rota (PR) e sendo um circuito fechado pode ser realizado nos dois sentidos. Contudo, aconselha- se iniciar o percurso partindo do parque de estacionamento para autocarros, localizado a cerca de 1 Km da igreja da Peneda (o 2º parque para quem procede da Peneda o 1º para os provenientes de Lamas de Mouro).
Este percurso realiza-se em plena Serra da Peneda, entre dois povoados serranos: o aldeamento da Peneda e a Branda de Bouças dos Homens. Partindo do parque de estacionamento, tomamos o trilho, seguindo as marcações que se destacam na paisagem, sendo estas de cor amarela e vermelha. Por estes carreteiro passavam os carros de bois de raça barrosã, ligando aqueles dois povoados. Após 3 Km e à cota aproximada de 1100 metros, inicia-se descida, avistando ao longo Branda de Bouça dos Homens. Pouco depois da saída na estrada alcatroada, tomamos um antigo caminho de romeiros devotos à imagem da Sr.ª da Peneda Trata-se de um caminho designado de pé posto uma vez que não permite outro modo de percorrê-lo. De seguida iniciamos uma nova ascensão até às faldas da Penameda e logo, voltamos a descer até pequeno lago artificial, conhecido pelos locais por “Pântano” situado no lugar de “Chã do Monte”. Esta represa servia uma mini- hídrica anos atrás fornecia a energia elétrica ao povoado da Peneda. Cruzando o lago, seguimos um regato e a descida torna-se numa verdadeira e intrépida aventura devido aos íngremes declives do relevo. À medida que vamos descendo, podemos observar lá no fundo a igreja e o aldeamento da Penada, assim como também, ao nosso lado esquerdo a Fraga da Meadinha, procurada por inúmeros escaladores nacionais e estrangeiros. Mais uns abaixo, alcançamos a desembocadura do trilho e daí tomamos a estrada que nos levará passado cerca de 1 Km, ao ponto de chegada que coincide com o ponto de partida , ou seja, o parque de estacionamento . Se não for acompanhado pelo Guia, preste atenção ás marcações e não saia do trilho marcado e sinalizado. Guarde o máximo cuidado nos dias de nevoeiro e/ou de neve, uma vez que as marcações podem encontrar-se ocultas.