PR16 – S. Pedro Velho

August 25, 2020
August 2020

near Merujal, Aveiro (Portugal)

De regresso à Freita e ao reformulado PR16, depois de duas semanas antes as temperaturas elevadas nos obrigarem a inverter o percurso e a procurar conforto nas águas e recantos do Caima.

Com início junto ao Parque de Campismo Refúgio da Freita, próximo da aldeia de Merujal, local onde também têm início outras pequenas rotas e é local de passagem da GR28, seguimos a indicação da sinalética vertical até invertermos o rumo junto a um cruzeiro e a nova sinalização vertical (de referir que esta PR está muito bem marcada, pelo que se não fosse necessário levar o Gps para prevenir alguma alteração das condições atmosféricas ou apenas para incutir uma sensação de segurança, seria bastante seguir com atenção a sinalética que está sempre presente nos pontos certos).

Atravessado o pequeno bosque na orla das unidades de apoio do Parque da Freita e transposto o pequeno passadiço de madeira tomamos o rumo ao miradouro que se mostra lá no alto do VG de S.Pedro Velho, com vistas privilegiadas para a envolvente e, se o tempo o permitir, para a costa com destaque para a Ria de Aveiro, para a serra da Estrela, seus vizinhos e para o Gerês.

Sem esta subida um pouco acentuada até S.Pedro Velho, o restante do percurso faz-se sem dificuldades, descendo desde este ponto até à proximidade da aldeia de Albergaria da Serra onde apanhamos uma antiga levada que acompanha a ribeira da Foz e seguimos para o Junqueiro onde nos espera mais um geossítio, as pedras boroas, fenómeno visível também em outras serras. Daqui atravessamos o planalto numa longa mas pouco acentuada subida, passando pelo ponto mais alto da Freita um pouco antes de atingirmos outro geossítio, o panorâmico miradouro do Detrelo da Malhada, de onde se perspectiva todo o vale de Arouca.

O regresso faz-se serpenteando a encosta pelo parque eólico e pelas antenas e radar, até chegarmos ao refrescante e concorrido bosque equipado com mobiliário que serve de parque de merendas do Vale da Raiz. Desde aqui o caminho de regresso ainda passa por zonas interessantes até ir ao encontro da estrada nos metros finais. Será este pequeno troço de alcatrão o menos interessante deste bonito percurso.

Em resumo um percurso fácil, apesar de o classificarmos de moderado baixo, com boas vistas e geossítios interessantes e que se recomenda fazer mais na primavera, época em que se pode desfrutar de toda a beleza da Freita, pelo desabrochar da floração.

PictographDoor Altitude 2,922 ft

Fim

• Photo of martasag
    martasag May 3, 2021

Trilho muito bonito e excepcionalmente bem marcado. Obrigada pela partilha e boas caminhadas.

Ulisses Silva May 3, 2021

Obrigado pela sua avaliação e bons trilhos.

• Francisco Pinho Aug 28, 2021

Trilho muito bonito e muito bem sinalizado e perfeitamente dog friendly

Ulisses Silva Sep 2, 2021

Caro Francisco Pinho, obrigado pela sua avaliação e boas caminhadas.

• Photo of poiou
    poiou Jun 11, 2022

Trilho longo mas fácil de fazer

Ulisses Silva Jun 14, 2022

Obrigado "poiou" pela sua avaliação e bons trilhos.

• Photo of Venezuela
    Venezuela Oct 1, 2022

Trilho muito bonito, bem marcado, fácil de fazer. Obrigada pela partilha, bons trilhos

Ulisses Silva Oct 1, 2022

Boas caminhadas cara Venezuela e obrigado pela avaliação desta bonita rota.

• Rui Maia 18 Feb 3, 2024

Fiz esta trilha dia 03/02/2024.
    Muito bem marcada tirando dois pequenos sítios em que é fácil localizar a continuidade.
    A única parte mais árdua seria a subida para o primeiro miradouro que, ainda assim, se fez bem.
    Trilha bastante fácil, muito bonita e acessível. Só faltava uma lagoa pelo caminho para ser 5 estrelas de paisagem, mas nada como dar uma escapadela à Misarela logo ali ao lado. :)
    Muito obrigado Ulisses pelas partilhas!

Ulisses Silva Feb 4, 2024

Caro Rui Maia, obrigado pelo comentário e avaliação e é sempre um gosto partilhar os percursos. Boas e seguras caminhadas.