PR15 Arouca

September 20, 2015
September 2015

near Merujal, Aveiro (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

PR15 - Viagem à Pré-História, entre amigos.
Em qualquer altura do ano, o planalto da Freita é sempre soberbo!
O trilho foi encurtado no final, pois optamos não passar pela aldeia do Merujal.

NOTA: este trilho faz-se perfeitamente entre 3 e 4 horas. Nós demoramos 7 pois paramos para almoçar calmamente, visitar a Casa das Pedras Parideiras, lanchar tranquilamente na Mizarela e regressar ao parque de campismo do Merujal, onde iniciámos esta marcha.

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Dec 23, 2021

Este é um dos trilhos mais acessíveis e interessantes da rede de percursos pedestres de Arouca. Muito bom!!

João Marques Fernandes Dec 24, 2021

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho. O PR15 é sempre uma boa aposta para uma caminhada mais descontraída mas repleta de pontos de interesse arqueológico. Abraço!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Dec 26, 2021

Caminhar pelo planalto da Freita é sempre uma excelente experiência!

João Marques Fernandes Dec 28, 2021

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    O PR15 é uma referência na Freita. Abraço.

• Photo of nuno_correia
    nuno_correia Mar 5, 2023

Um trilho com paisagens e cenários realmente impressionantes. À exceção de 2 ou 3 cruzamentos que tivemos que arriscar um bocadinho para encontrar marcas està bem indicado. O trilho tem partes que a pessoa anda realmente em caminhos de cabra, o que eu adoro mas testa bastante a preparação física de uma pessoa. Este trilho está para mim nos obrigatórios de se fazer em Portugal.

João Marques Fernandes Mar 5, 2023

Obrigado, Nuno Correia, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Já percorri este PR15 várias vezes e nunca me canso de o fazer. É deveras um trilho belíssimo pela Freita. Inclusive permite fazer variações de forma a conhecerem-se outros pontos de referência deste planalto. Paisagem, história e natureza conjugam-se aqui na perfeição pelo que concordo plenamente quando diz que este trilho é um dos obrigatórios de se fazer em Portugal. Excelente, mesmo!
    Continuação de ótimas caminhadas!!

• Photo of alan.price9265
    alan.price9265 May 13, 2023

Great walk lots to see 👍

João Marques Fernandes May 14, 2023

Thank you Alan! Happy hiking!