PR14TMC Rota das Amendoeiras (Açoreira - Torre de Moncorvo)

Photo ofPR14TMC Rota das Amendoeiras (Açoreira - Torre de Moncorvo) Photo ofPR14TMC Rota das Amendoeiras (Açoreira - Torre de Moncorvo) Photo ofPR14TMC Rota das Amendoeiras (Açoreira - Torre de Moncorvo)

February 20, 2023
February 2023

near Açoreira, Bragança (Portugal)

As nossas expectativas eram moderadas, pois trata-se de um trilho por estradas de terra, que na verdade pouco mais eram do que caminhos e com declives muito grandes em certos sítios, o que melhorou a nossa impressão. Fizemos o trilho em sentido contrário que se mostrou acertado visto termos começado a descer, o que permitiu aquecer as pernas, e não na prolongada subida que depois viemos a confirmar no fim e que assim descemos. Paisagens excepcionais, e entre amendoeiras e oliveiras e alguns carvalhos, vimos muita vegetação. Não há grandes manchas de amendoeiras, pelo menos, as que havia não estavam frondosamente floridas. No entanto havia muitos exemplares isolados, ou em quantidade não assim tão grande, que estavam bastante floridas. Vimos também muitas descuidadas, pois nem as amêndoas da época anterior foram colhidas, o que aparentemente impede que floresçam nos ramos que ainda contêm amêndoas. Algumas descidas a desafiar bastante os joelhos, por serem em piso com pedra solta, e algumas subidas mais pronunciadas e de bom tamanho justificam a classificação de moderado. Por último uma nota negativa para a insensibilidade de algumas pessoas que continuam a deitar garrafas para o chão ou para o caixote do lixo, com um ecoponto ali ao lado...no sítio onde almoçamos que são umas simpáticas mesas de madeira que estão no limite oeste de Maçores.