PR14 VPA - Trilho do Pontido - Interpretação das Aves de Rapina.

Photo ofPR14 VPA - Trilho do Pontido - Interpretação das Aves de Rapina. Photo ofPR14 VPA - Trilho do Pontido - Interpretação das Aves de Rapina. Photo ofPR14 VPA - Trilho do Pontido - Interpretação das Aves de Rapina.

November 15, 2021
November 2021

near Castelo, Vila Real (Portugal)

Trilho base alterado entre o Castelo de Aguiar, Redondo, Pontido, Telões e regresso. Se possível passar no Posto de Turismo de Pedras Salgadas onde têm a planta do Castelo e diversa informação sobre o trilho.

Levar calçado para andar na serra e bastões.

O trilho localiza-se no extremo Sul do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Iniciamos junto do parque de estacionamento, um pouco antes do acesso ao Castelo de Aguiar, onde existem WC masculino/feminino, abertos, limpos e a funcionar normalmente.

Subimos uma calçada e viramos à esquerda para subir ao Castelo.

De seguida tentamos visitar o Centro de Interpretação. Quando passamos estava fechado e em obras.

Saímos da localidade, em sentido horário e, descemos por um caminho rodeado de castanheiros, carvalhos e diversa vegetação.

Seguimos e, mais adiante, visitamos a Capela de Pontido, (dedicada a Santo António, aberta às 4@ às 17:30) e o edifício onde nasceu a Banda Musical mais antiga de Portugal.

Continuamos até à Igreja Paroquial de Telões, que estava em obras e procuramos a sinalética para continuar.

Depois de uma pequena construção, que parece um marco geodésico, viramos à direita, onde seria bastante útil a existência de uma placa informativa com os km e próximo waypoint.

Fiquei confuso e a pensar que têm muito a melhorar em relação à sinalética! Então renomearam o antigo PR14 e não alteram/acrescentam/diferenciam a sinalização !??

Mais adiante viramos à direita (encurtando o novo trilho) e entramos numa floresta de produção de resinosas, com bastantes sombras e voltamos a Pontido/Redondo, onde definimos um trilho alternativo para regressar ao Castelo.

Junto da Capela de Pontido passamos pelo novo edifício onde está instalada a Banda Musical.

Utilizando o Caminho Municipal, ladeado de diversos soutos de castanheiros, regressamos ao parque de estacionamento.

PictographCar park Altitude 2,766 ft

Trilho também conhecido pelo nome de "Trilho Interpretativo das Aves de Rapina". Existem WC a funcionar c/água corrente.

PictographInformation point Altitude 2,831 ft

Atenção à sinalética se querem fazer o trilho em sentido anti-horário! Eu fiquei um pouco confuso e segui o sentido horário.

PictographInformation point Altitude 2,841 ft

Planta do Castelo

A planta não existe no local; foi fornecida no Posto de Turismo de Pedras Salgadas.

PictographCastle Altitude 2,828 ft

A entrada principal, está voltada para o vale, situa-se em pleno Carvalhal, pelo eque temo de entrar por esta.

PictographCastle Altitude 2,830 ft

Reforça a defesa da muralha e condiciona a entrada do castelo.

PictographCastle Altitude 2,831 ft

Voltada para norte. Importante na defesa do castelo.

PictographCastle Altitude 2,827 ft

4 . Acrópole.

Zona mais alta do castelo, de onde se fazia a supervisão sobre o território. Miradouro.

PictographRisk Altitude 2,829 ft

Formato poligonal. Sobre este muro fazia-se a ronda. Cuidado com os miúdos.

PictographInformation point Altitude 2,859 ft

Fechado; Obras de requalificação.

Possível alternativa, à direita, para fazer o trilho em sentido Anti-horário??

Castanheiros, carvalhos, pinheiros silvestres e mato. Caminho limpo e com alguma inclinação.

PictographReligious site Altitude 2,443 ft

Capela de Pontido.

Dedicada a Santo António. Missa, 4@ ás 17:30. Rua Ricardo de Almeida. Nas proximidades, no cruzamento com a CM11600-1 localiza-se a sede da Banda Musical do Pontido onde os adultos praticam aos sábados à noite. (Os jovens é durante a semana). Mais à frente vamos encontrar o edifício onde tudo começou.

Banda Musical.

Aqui nasceu a Banda Musical mais antiga do país: a Banda do Pontido .

Maçã amarela.

Casa de arquitetura popular.

Por vezes é considerada planta invasora.

PictographInformation point Altitude 2,424 ft

Antigo PR2 VPA - Trilho do Castelo.

PictographReligious site Altitude 2,396 ft

Igreja Paroquial de Telões.

Cemitério da freguesia de Telões. Capela Senhora das Dores. WC fechado.

Viramos à direita para encurtar o trilho.

Marca na parede, para quem vem em sentido anti-horário, com indicação virar à direita.

Nossa iniciativa. Não faz parte do trilho

PictographReligious site Altitude 2,401 ft

Alminhas.

E tanque/Fonte públicos.

Fonte e Casa da Musica.

Novo edifício onde está instalada Banda Musical.

Para evitar estrada principal e o trânsito.