Pr14 Trilho das Brandas do Sistelo

November 12, 2019
November 2019

near Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

Inicio/fim do percurso: No centro da aldeia (Igreja)

Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano. Deve evitar dias de intenso calor, é um trilho muito exposto e nos dias de inverno pode estar com nevoeiro e não apreciar tanto a paisagem mas é igualmente bonito.

A aldeia do Sistelo é bastante conhecia como o "Tibete Português" devido a sua paisagem em socalcos e para quem queira conhecer bem a zona em volta e ficar deslumbrado com as suas paisagens este trilho é uma boa opção.

Este percurso pedestre começa junto a igreja da aldeia, é circular e sinalizado com uma extensão de +/- 9,5km e dá-nos a conhecer muitos pontos interessantes como por exemplo o Castelo de Sistelo e as brandas de Rio Covo, do Alhal e da Cerradinha (terrenos usados para cultivo e para o gado).

O caminho começa primeiro com uma pequena descida atravessando o Rio Vez por duas vezes, uma por uma ponte mais moderna e outra por uma ponte medieval. A partir dessa ponte medieval começamos então a subida, da qual um pouco cansativa, através de calçadas seculares serpenteando pelos socalcos.

No entanto apesar da cansativa subida vale a pena o esforço pois a paisagem que encontramos nesta zona rural é magnifica e com sorte vai apanhar umas vaquinhas Cachenas pelo caminho e cavalos.

Quando chegamos ao ponto mais alto do trilho temos uma espectacular vista sobre um vale onde corre o rio do outeiro do qual podemos observar ao longe algumas quedas de água e lagoas, isto quando o rio tem água em abundância. Depois segue a descida até à aldeia do Sistelo.

• Photo of Ficaben.pt
    Ficaben.pt Dec 29, 2019

Bom dia Carina!!! Excelente percurso! Vou guardar esta tua proposta para uma futura fuga até à região do Sistelo!!👍

• Photo of rapariga caminhante
    rapariga caminhante Dec 29, 2019

Eu adorei ehehe e também há o do glaciar que ainda não fiz dizem que também é giro!

• Sergio.C.Santos May 3, 2021

Trilho com paisagens lindas, como tinha chovido bastante nos dias anteriores a ter feito este percurso, havia bastantes pequenas quedas de água durante o percurso. A vista do Sistelo é maravilhosa.