PR14 TBR Alternativo

January 24, 2019
January 2019

near Ermida, Braga (Portugal)

O percurso pedestre PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês é a proposta da Câmara Municipal de Terras de Bouro ao pedestrianista que conhece, ou pretende conhecer a aldeia da Ermida e a zona envolvente. Porém, encontramos no mesmo ponto de início do PR14 TBR a informação de que existe um outro trilho aí implementado, que designam PR14 Alternativo.
Trata-se de um trilho mais curto e a que atribuem um grau de dificuldade de DIFíCIL. Mas não nos é dada mais informação sobre ele, nem no local, nem no site da Câmara Municipal de Terras de Bouro.

A temática deste PR14 Alternativo não é muito diferente da que temos para o PR14 TBR, mas seguimos por caminhos a uma menor altitude e mais próximos do vale do Rio Arado. Os miradouros e alguns aspectos do traçado realçam precisamente a natureza relativamente selvagem deste rio.

É também a natureza mais bravia das encostas do vale do Rio Arado que obriga a especiais cuidados a quem decidir percorrer este trilho:
- O carreiro que percorremos em direcção à primeira travessia do Rio Arado segue próximo de uma levada e tem zonas muito escarpadas, onde há o risco de queda em altura (km 2,1 e km 2,3).
- Depois da visita ao prado na zona mais elevada do percurso descemos novamente para junto do Rio Arado. A descida é bastante acentuada e por um carreiro estreito com o risco de queda em altura sempre presente (km 4,0 a 4,3).
Estas situações exigem de nós todos os cuidados, especialmente quando tivermos o piso molhado.
Não percorra este trilho se não se sente confortável junto a precipícios.
Não percorra este trilho com mau tempo, ou se o piso estiver molhado ou com gelo.

O ponto de início e fim é o mesmo que o PR14 TBR: O largo junto ao Posto de Turismo e ao Miradouro da Ermida. Seguimos depois pelas ruas da povoação, recorrendo às habituais marcações dos trilhos de Pequena Rota. Felizmente, há placas a sinalizar os locais onde os dois trilhos se separam e se reencontram!
Os troços que este trilho partilha com o PR14 TBR são os primeiros 430 m e posteriormente entre os km 6,7 e 7,0.

O trilho desenrola-se dentro dos limites do Parque Nacional Peneda-Gerês. Uma vez que entra dentro da "Área de Protecção Parcial Tipo II" (entre os km 2,4 e 4,4) temos que respeitar algumas restrições de circulação e solicitar autorização ao ICNF por escrito ou por email (pnpg@icnf.pt) para grupos com mais de 15 pessoas.

O trilho está sinalizado, com as marcações a serem suficientes para a orientação.
Não encontrei obstáculos a ultrapassar, com as excepções que já referi a cima. O traçado segue por caminhos da povoação da Ermida e por carreiros de pastores, onde surgem as zonas escarpadas a que chamei atenção.
A cobertura florestal existe ao longo de algumas partes do percurso, pelo que a exposição solar é relativamente moderada.
Assim, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada", mas sempre que o piso se torne escorregadio este trilho não reúne condições de segurança.

Boas Caminhadas!

Photo ofPosto de Turismo. Miradouro. Casa do Guarda Florestal da Ermida. Photo ofPosto de Turismo. Miradouro. Casa do Guarda Florestal da Ermida. Photo ofPosto de Turismo. Miradouro. Casa do Guarda Florestal da Ermida.

Posto de Turismo. Miradouro. Casa do Guarda Florestal da Ermida.

Photo ofFonte. Espigueiro. Interligação com o PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês. Photo ofFonte. Espigueiro. Interligação com o PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês. Photo ofFonte. Espigueiro. Interligação com o PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês.

Curral de vacinação

Fraga do Justo

Miradouro das Rocas

PictographRisk Altitude 1,985 ft

Zona muito escarpada. Perigo de queda.

PictographRisk Altitude 1,995 ft

Zona muito escarpada. Perigo de queda.

PictographBridge Altitude 1,978 ft

Ponte. Rio Arado.

Linha de água

Linha de água

Abrigo natural. Linha de água.

Prado

Interligação com trilho que segue para a Tribela

As marcações de Pequena Rota que encontramos guiam-nos para a descida de regresso ao Rio Arado, para a direita. Para seguir para a Tribela seguimos para a esquerda, por um trilho que não possui marcações.

Seguindo um pouco o trilho em direcção à Tribela e depois virando à direita. Não faz parte do trilho oficial (marcado).

PictographBridge Altitude 1,992 ft

PictographRisk Altitude 1,853 ft

Entrada em zona escarpada. Perigo de queda.

PictographBridge Altitude 1,717 ft

Ponte sobre o Rio Arado

Cascata da Rajada

Miradouro de Cilhas

Miradouro de Vela

PictographWaterfall Altitude 878 ft

Fecha das Barjas (a.k.a. Cascatas do Tahiti). Rio Arado.

PictographRuins Altitude 1,691 ft

Photo ofInterligação com o PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês Photo ofInterligação com o PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês

Interligação com o PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês

Alminhas

• Photo of slawsya
    slawsya Jun 24, 2019

Thank you for this trail! Very good, beautiful views, waterfall a lot of miradouros. Not so long and good for 2-3 hours.
    Recommended!

• Photo of lutin2706
    lutin2706 Jan 12, 2021

We followed this trail before discovering Wikiloc and all the explanations of Mario Ramos, unfortunately. We just followed the marks along the trail some map given by Tourist office, and got lost after the arado bridge, and before the abrigo natural (at around 3 km). We looked around for the following mark for 1/2h, but had to turn back to Ermida village along the incoming path.
    Probably that if we had wikiloc with Mario's explanations, we would not have been lost. Too bad ...