Activity

PR14 - DRAVE - Aldeia Mágica

Download

Trail photos

Photo ofPR14 - DRAVE - Aldeia Mágica Photo ofPR14 - DRAVE - Aldeia Mágica Photo ofPR14 - DRAVE - Aldeia Mágica

Author

Trail stats

Distance
5.64 mi
Elevation gain
1,791 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,791 ft
Max elevation
2,470 ft
TrailRank 
34
Min elevation
1,837 ft
Trail type
Loop
Coordinates
377
Uploaded
October 26, 2015
Be the first to clap
Share

near Covelo de Paivô, Aveiro (Portugal)

Viewed 1367 times, downloaded 43 times

Trail photos

Photo ofPR14 - DRAVE - Aldeia Mágica Photo ofPR14 - DRAVE - Aldeia Mágica Photo ofPR14 - DRAVE - Aldeia Mágica

Itinerary description

Drave é uma aldeia desabitada numa cova entre as Serra da Freita, Serra de São Macário e Serra da Arada, integrada no Geoparque de Arouca.
É uma aldeia típica em que as casas são feitas de pedra, denominada pedra lousinha, sendo a sua cobertura de xisto. Os arruamentos são irregulares.
A aldeia é muito isolada e sem traços de modernidade: não é acessível de carro, e a aldeia mais próxima, Regoufe, fica a 4 quilómetros. Não tem electricidade, água canalizada, saneamento, gás, correio, telefone e a rede de telemóvel é escassa.
séc. XIV - A primeira referência a Drave data do reinado de D. Dinis;
527 - o Cadastro da População do Reino regista as povoações de Drave, Regoufe e Covelo de Paivó na freguesia de São Martinho das Moitas no concelho de Lafões e Sul; Drave conta com dois vizinhos, oito pessoas;[1]
1758 - as Memórias Paroquiais referem a freguesia de Covelo de Paivó pertencente ao concelho e ducado de Lafões, do qual é donatário o duque de Lafões; a freguesia tem duas povoações, Covelo de Paivó e Regoufe e ainda uma póvoa a que chamam de Drave com três vizinhos, vinte e duas pessoas.
séc. XVIII - Francisco Martins e Maria Martins constroem um casal em Drave.
séc. XIX - Manuel Martins manda abrir o caminho da "voltinha" que faz comunicar de carro Drave com o território a Sul, passando pelo Muro Redondo e fazendo a ligação a Regoufe; constrói o solar da varanda e a casa da adega.
1851 - a capela de Nossa Senhora da Saúde é mandada edificar por Manuel Martins da Costa.
A família Martins, das quais há registos na Drave desde 1700, foi uma das famílias mais numerosas da aldeia, e também a última a deixá-la. O padre João Nepomuceno de Almeida Martins, em 1946, tomou a iniciativa de realizar a primeira reunião familiar que juntou mais de 500 parentes, e desde então esta reunião tem-se vindo a realizar de 2 em 2 anos, tendo já sido publicada a monografia da família.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,365 ft

Miradouro

PictographWaypoint Altitude 1,969 ft

Drave

Comments

    You can or this trail