PR14 CVL – Rota da Varanda dos Pastores

Photo ofPR14 CVL – Rota da Varanda dos Pastores Photo ofPR14 CVL – Rota da Varanda dos Pastores Photo ofPR14 CVL – Rota da Varanda dos Pastores

May 1, 2021
May 2021

•   3.7 1 review

near Penhas da Saúde, Castelo Branco (Portugal)

Este percurso decorre sobre o planalto adjacente às Penhas da Saúde e constitui uma ótima maneira de facilmente nos introduzirmos à realidade da Serra da Estrela.
Com dificuldade média, e de forma circular, este trajeto destina-se à compreensão das dinâmicas naturais e sociais dos pastos de altitude, este passeio decorre sobre um universo que nos deixa bem marcadas as duas grandes forças modeladoras da paisagem contemporânea da Serra, por um lado os fenómenos naturais (glaciação, fenómenos peri glaciários, e restantes elementos, bem como a fauna e flora), e o não menos natural fenómeno humano (desde logo a pastorícia, mas também a vida rural e industrial dos vales ou até as modernas dinâmicas de saúde, lazer e turismo das Penhas). Percorrendo o planalto do Alto da Pedrice e explorando as evidências pastoris por aqui presentes, como malhadas, abrigos, entre outras, irá também conhecer algumas das vistas e fenómenos geo-morfologicos, mais impressionantes do concelho da Covilhã.
Durante o percurso encontra como pontos de interesse a Barragem do Viriato, a Ribeira da Água Fria ou ainda a Malhada do Prior.

PictographInformation point Altitude 5,082 ft

PictographLake Altitude 5,087 ft

PictographLake Altitude 5,148 ft

PictographLake Altitude 5,103 ft

PictographCampsite Altitude 5,257 ft

• noellefavriol Aug 4, 2024

Trilho bonito mas ha zonas que não são fáceis atravessar.
    Do início até ao meio do percurso pode-se seguir as marcações mas depois só com mariolas.
    O calor acrescentou a dificuldade.

• Photo of Luciano Frade
    Luciano Frade Aug 4, 2024

Noellefavriol é verdade a rota e bem bonita mas em alguns pontos é dificil seguir trilho . E eu já a fiz 2 vezes e tive que recorrer a aplicacao com a rota gravada.
    Boas caminhadas

• noellefavriol Aug 4, 2024

Segunda vez também para mim ! Tinha levado as minhas filhas há três anos. Hoje foi meu marido ! Boas caminhadas e obrigada !!