PR14 ARC -Aldeia Mágica (AROUCA) DRAVE

Photo ofPR14 ARC -Aldeia Mágica (AROUCA) DRAVE Photo ofPR14 ARC -Aldeia Mágica (AROUCA) DRAVE Photo ofPR14 ARC -Aldeia Mágica (AROUCA) DRAVE

December 4, 2016
December 2016

near Covelo de Paivô, Aveiro (Portugal)

Partindo da capela de Regoufe, seguimos em frente, passando pelo meio da aldeia. Caminhando sempre para o lado esquerda, a cerca de 150 metros entre casas e muros de pedra chegamos a uma ponte sobre a Ribeira de Regoufe. Atravessando a ponte, seguimos o percurso pelo lado direito, apresentando-se uma subida de grande inclinação. Ai podemos observar alguns carvalhos, eucaliptos e pinheiros. A chegada ao topo da subida é nos compensada paisagem fenomenal sobre serras atras de serras ondulados. Seguindo pelo caminho em frente, ainda tínhamos cerca de 3km por percorrer sendo possível avistar algumas minas de volfrâmio. Ao longe, já se avista Drave e o caminho é feito de pedaços de xisto numa ligeira descida. Chegando a Drave começa a ser visível os originais muros de pedra, a aldeia é toda contruída em xisto exceto a capela que é o grande contraste no meio de todo aquele lugar. Vindo das serras, a aldeia é atravessada pela ribeira de Palhais formando um verdadeiro oásis de aguas cristalinas formando algumas lagoas em algumas pequenas cascatas nela existente. Para voltar, faz-se o mesmo percurso mas no sentido inverso até Regoufe.
Siga-nos também em:

Linda, só visto...

• Photo of Mari-Liis
    Mari-Liis May 1, 2017

Missed the starting point.

• rosaria.alexandra2 Jan 20, 2018

Dos melhores trilhos que fiz. A caminhada Inicial é difícil, pois é mto íngreme e cheia de pedragulhos. Contudo, o caminho depois faz-se muito bem. Belas paisagens e ar puro. No fim, uma aldeia magnifica. Recomendo.

• Reinaldo Nascimento Lopes Apr 22, 2018

Muito gira!

• fpmmonteiro Jun 17, 2018

Fantástico. Vale muito a pena.

• Photo of joaomgarcia
    joaomgarcia Aug 4, 2018

Percurso de Dificuldade Moderada quando sujeito a temperaturas muito elevadas!

• Photo of António Pedro Fonseca
    António Pedro Fonseca Oct 7, 2018

Trilha peque mas muito bonita

• Photo of LA-hiker
    LA-hiker Aug 5, 2019

Durante o verão, há de ter precação quanto ao calor. A primeira subida (de Regoufe) é a pior. Caminho com pouca sombra, mas fácil de seguir e com cenário deslumbrante. Também é possível percorrê-lo em modo naturista, em horas ou dias em que não há muito tráfego de caminhantes. A aldeia de Drave é um tesouro a ser explorado calmamente.

• Photo of Scarto
    Scarto Sep 22, 2019

Apenas coloquei 4 estrelas no "cenário" ou paisagem, porque o rio corria quase sem água e daí não haver cascatas ou lagoas. Em tudo o resto a vista é lindíssima.

Dificuldade técnica coloquei como fácil, mas esperem um início bastante acentuado logo assim que passam a ponte e saem de Regoufe. À vinda, a subida é menos acentuada, mas mais longa.

• Lobo_explorador Oct 6, 2019

Uma boa trilha para se fazer em família. A dificuldade é baixa mas possui bastantes subidas e um início atribulado.
    Dependendo da altura do ano pode não se ver muitas lagoas, o ideal será ir logo no início do Verão.
    A aldeia é lindíssima e está em recuperação por parte dos escuteiros.
    Óptimo trilho

• Lobo_explorador Feb 26, 2020

A aldeia é lindíssima e está em recuperação por parte dos escuteiros.
    Óptimo trilho

• Photo of Vera Santos * Barbie
    Vera Santos * Barbie Jun 24, 2020

Início com uma subida acentuada, mas não muito longa. Depois tem uma zona plana, s por fim é sempre a descer em direcção à aldeia mas com pouca inclinação! O regresso torna-se um pouco mais cansativo, dependendo das condições climáticas no domingo estavam mais de 30°C, e o que para a Aldeia é sempre a descer depois é sempre a subir, apesar da inclinação não ser acentuada, é longa!
    No entanto é Um percurso muito fácil de fazer! Adorei as paisagens

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Jun 24, 2020

É um percurso muito bonito, sempre em alta-montanha. Tem um início acentuado mas sobe-se bem.
    A aldeia de Drave é uma viagem no tempo mas sem as personagens da época.
    O mergulho no poço é revigorante assim como uma refeição na margem.

• Photo of InteressesPt Bruno Silva
    InteressesPt Bruno Silva Jun 24, 2020

Concordo consigo, dai o nome das montanhas mágicas.

• Marco Silveira 2 Aug 31, 2020

Sensacional. Estive ontem e fiquei completamente extasiado. Rampa complicada para quem vem de Regoufe, mas faz-se bem. Trajeto bem sinalizado e sem dificuldades geográficas. 2 horas de caminhada, com esforço inicial e tranquilo até a chegada. Retorno puxado mas menos íngreme.

• Photo of Flávio Nuno Silva
    Flávio Nuno Silva Oct 30, 2020

Paisagens fantásticas. A aldeia de Drave é misteriosa, vale a pena visitar. Trilho com muita pedra solta, cuidado com a chuva.

• João Miguel Moreira Jan 17, 2021

No verão normalmente há pouca água nas lagoas naturais. O percurso é fácil, apenas a subida inicial/descida final custam um bocado. Mas nada de especial

• António Pedro Marques Lucas Mar 19, 2021

Muito boa trilha para iniciar, e com muito boas indicações.

• Jorge_fit Nov 8, 2021

É fantástico

• Photo of faustobranco
    faustobranco Aug 3, 2023

Belo trilho, muito bem sinalizado, aproveitamos para procurar Geocaches.
    As subidas são duras, principalmente na volta, o terreno tem muita pedra.

• Rafael Corrado Sep 25, 2023

Relativamente fácil de fazer. Bem sinalizada. Paisagens encantadora.