PR13 VCT - Trilho do Castro de Moldes

Photo ofPR13 VCT - Trilho do Castro de Moldes Photo ofPR13 VCT - Trilho do Castro de Moldes Photo ofPR13 VCT - Trilho do Castro de Moldes

December 4, 2016
December 2016

near Sendim de Cima, Viana do Castelo (Portugal)

A Câmara Municipal de Viana do Castelo implementou este trilho pedestre na freguesia de Castelo de Neiva e anunciou-o no seu site, constando da lista de percursos pedestres do concelho. Infelizmente, esta documentação fornece muito pouco detalhe sobre este percurso em concreto. O site da Junta de Freguesia de Castelo de Neiva publicou um mapa onde nos apresenta os percursos pedestres da freguesia (PR13 VCT e PR14 VCT). Junto ao edifício da sede da junta de freguesia encontramos o habitual placard informativo, com a descrição do percurso.

O trilho inicia-se junto à sede da junta de freguesia e segue por entre o casario em direcção à Igreja de São Tiago e posteriormente ruma ao Castro de Moldes e ao Monte da Guilheta. Pelo caminho cruzamo-nos com frequência com a sinalização dos Caminhos de Santiago, assim como várias capelas, cruzeiros e alminhas.
Rumando depois para a costa entramos numa zona de campos agrícolas na margem direita do Rio Neiva. Para quem dedique um pouco mais de tempo neste passeio pode fazer uma ligeira subida até ao miradouro, que nos mostra a foz do Rio Neiva.
O trilho regressa depois ao centro da freguesia, onde se iniciou o percurso.

O ponto de início do trilho (sede da junta de freguesia) é comum ao outro trilho pedestre da freguesia, o "PR14 VCT - Trilho dos Palheiros de Sargaço". Estes dois trilhos, PR13 VCT e PR14 VCT, têm um longo troço em comum desde a zona da foz do Rio Neiva até ao final, na sede da junta de freguesia (ou seja, a partir do km 9,3).
Também o trilho de Grande Rota "GR1 - Litoral" partilha o traçado com este na zona que percorremos junto ao Rio Neiva, entre os km 6,0 e 9,3.

O trilho está sinalizado, mas as marcas não existem em muitos cruzamentos e entroncamentos, exigindo-nos alguma preparação prévia.
A cobertura florestal é bastante reduzida, pelo que a exposição solar pode ser um factor a considerar nos dias mais quentes.
Os caminhos por onde o trilho passa estão todos desimpedidos e em perfeitas condições, não havendo obstáculos a ultrapassar.
Pelos factores que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".

Boas Caminhadas!

Photo ofJunta de Freguesia de Castelo de Neiva Photo ofJunta de Freguesia de Castelo de Neiva Photo ofJunta de Freguesia de Castelo de Neiva

Junta de Freguesia de Castelo de Neiva

Interligação com o PR14 VCT

Fonte de Santiago (alminhas)

Photo ofIgreja de Santiago, Castelo do Neiva Photo ofIgreja de Santiago, Castelo do Neiva Photo ofIgreja de Santiago, Castelo do Neiva

Igreja de Santiago, Castelo do Neiva

Calvário

Cruzeiro

Capela

Alminhas

Photo ofCapela de Nossa Senhora de Guadalupe Photo ofCapela de Nossa Senhora de Guadalupe Photo ofCapela de Nossa Senhora de Guadalupe

Capela de Nossa Senhora de Guadalupe

Interligação com o Caminho de Santiago

Rio Neiva

Photo ofInterligação com o GR1 Litoral e com o PR14 VCT Photo ofInterligação com o GR1 Litoral e com o PR14 VCT Photo ofInterligação com o GR1 Litoral e com o PR14 VCT

Interligação com o GR1 Litoral e com o PR14 VCT

Miradouro sobre a foz do Rio Neiva

Busto de homenagem ao Padre José Vaz Saleiro Abreu

• Photo of Rijk J.
    Rijk J. Mar 17, 2019

flinke tippel maar erg divers. geen spijt van.

• Photo of Cruzmpmarco
    Cruzmpmarco Jun 19, 2021

O trilho foi bastante agradável.
    As ruas contam as suas histórias com o trilho cruza por várias vezes o caminho de Santiago e a ecovia do litoral.
    Apenas lamento a falta de limpeza dos silvados na parte das azenhas do rio Neiva

• Photo of Francisco Leite
    Francisco Leite Feb 7, 2023

Fizemos o trilho em Jan2023.

Logo no início, no entroncamento, viramos à direita e fizemos o trajeto em sentido anti-horário; não recomendo porque, embora seja tudo muito plano até à costa e Foz do Rio Neiva, nesta altura do ano é muito desinteressante.

Por outro lado, quando começamos a acompanhar o Rio Neiva para nascente, passando por moinhos/azenhas, Caminho de Santiago, Castro de Moldes e Igreja/Calvário, aí sim adoramos.

Resumindo: em Janeiro se tivéssemos feito só a parte nascente do trilho já ficávamos satisfeitos. A parte poente talvez seja mais interessante se a fizermos no fim da Primavera!