Activity

PR13 / PR13.1 MTG - Rota das Faias

Download

Trail photos

Photo ofPR13 / PR13.1 MTG - Rota das Faias Photo ofPR13 / PR13.1 MTG - Rota das Faias Photo ofPR13 / PR13.1 MTG - Rota das Faias

Author

Trail stats

Distance
5.57 mi
Elevation gain
1,575 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,575 ft
Max elevation
4,095 ft
TrailRank 
37
Min elevation
2,337 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 48 minutes
Time
2 hours 24 minutes
Coordinates
1433
Uploaded
November 15, 2020
Recorded
November 2020
Be the first to clap
Share

near São Gabriel, Guarda (Portugal)

Viewed 89 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofPR13 / PR13.1 MTG - Rota das Faias Photo ofPR13 / PR13.1 MTG - Rota das Faias Photo ofPR13 / PR13.1 MTG - Rota das Faias

Itinerary description

Iníciei o percurso na derivação da PR13.1
Percurso circular e bem marcado.

Início do percurso: junto à Cruz das Jugadas – saindo de Manteigas, seguir em direção às Penhas Douradas, pela EN 232; sair no cruzamento para o Covão da Ponte e seguir até encontrar a placa “PR13 – Rota das Faias”.
A Rota das Faias possibilita a descoberta de algo novo e surpreendente a cada instante, desde a vegetação esplendorosa a paisagens fulgurantes, que juntamente com a agricultura e a pastorícia proporcionam um passeio perfeito para quem deseja conhecer a serra, as suas gentes e costumes.
Mais do que um trilho pedestre, a Rota das Faias é uma experiência sensitiva, onde os odores a rosmaninho, hortelã-brava, alfazema e tomilho se fundem com magníficos quadros que rodeiam o olhar de quem os observa.
A sua denominação advém do facto deste percurso mergulhar no interior de uma densa floresta de faias, plantada pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do século XX.
Para além desta espécie, também há a destacar o castanheiro, a giesta, o Pinheiro-do-Oregon e os imponentes carvalhos monumentais que rodeiam a Capela de S. Lourenço, lugar de culto de reminiscências pagãs, relacionadas com a adoração das árvores e do Sol – no solstício de Verão, quem está em Manteigas vê o sol nascer sobre S. Lourenço.
Na paisagem natural sobressai o Vale Glaciar do Zêzere, em forma de “U”, a Torre, o Cântaro Magro, o Cântaro Gordo e as Penhas Douradas.
São Lourenço oferece uma vista panorâmica para o acumular de serras que se estende até Espanha. Em 1º plano surge a cumeada da Lomba das Cancelas, que limita a Beira Alta da Beira Baixa, e o Cabeço da Azinheira.
O contacto com a vida rural e pastoril é uma tónica presente ao longo do trilho, uma vez que o mesmo é utilizado por pastores para se deslocarem com o seu gado até aos locais de pastoreio, permitindo eventuais interacções com quem percorre a Rota.
Os povoamentos florestais, os matos e as linhas de água presentes, proporcionam diversidade faunística. De salientar a existência de mamíferos como a raposa, a fuinha, a doninha ou o javali. Nas aves, o peneireiro, a coruja e o corvo. Os répteis são representados pela víbora cornuda, pela Lagartixa-do-mato ou pelo sardão.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 2,514 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 2,539 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 3,031 ft
Photo ofFoto

Foto

Comments

    You can or this trail