PR13 OBD Rota do Calcário

April 22, 2023
April 2023

near Olho Marinho, Leiria (Portugal)

Olho Marinho, freguesia de Óbidos, está ligado aos “Olhos de Água”, que ali existem e que dizem ter propriedades medicionais já reconhecidas desde a ocupação romana.

A ocupação desta região conta-se quase com a chegada dos romanos ou com a vivência árabe, existem várias teses sobre a questão. O certo é que na gruta “cova da moura”, uma das mais importantes em Portugal foi encontrado aqui um crânio, um dos mais antigos da Europa, pertencente ao Homem Neandertal.

TRILHO

Início/final no Largo Joaquim Justino Marta, onde se encontra a Nascente, o Coreto, a Junta de Freguesia e a Igreja do Sagrado Coração de Maria.

Segue-se subindo pelas ruelas do centro histórico, com casas encaixadas nas rochas calcárias, características do Planalto das Cesaredas, onde se desenrola grande parte do percurso. Aí chegados, encontramos os caminhos centenários, ladeados por muros de “pedra seca”, proveniente da limpeza dos terrenos para a agricultura e pastoreio.

Destaque para as antigas e singulares vinhas em zona rochosa. Em vários pontos obtêm-se vistas soberbas para paisagens cársicas e para o Vale Tifónico de Óbidos e suas várzeas repletas de horticultura, assim como para o parque eólico das Cesaredas.

Descendo o Planalto, pelos trilhos milenares utilizados por populações pré-históricas, pela agricultura e pastoreio., segue-se nova passagem pelo centro histórico, terminando com descida pela monumental escadaria rochosa da Nascente.