PR13 Manteigas Rota das Faias (saída de Manteigas)

Photo ofPR13 Manteigas Rota das Faias (saída de Manteigas) Photo ofPR13 Manteigas Rota das Faias (saída de Manteigas) Photo ofPR13 Manteigas Rota das Faias (saída de Manteigas)

4 hours
2001
November 16, 2019
November 2019

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Pelo segundo fim de semana consecutivo desloquei-me a Manteigas para visitar as faias de São Lourenço, desta vez optamos por realizar o PR13 "Rota das Faias" com saída da vila de Manteigas exactamente conforme o trilho oficial.
Iniciamos na vila de Manteigas, inicialmente o percurso segue pelo passeio junto à estrada em alcatrão mais acima deixamos a estrada e viramos à direita por uma rua empedrada que nos leva em direcção à encosta das faias, bem visíveis ao nosso lado direito.
Depois de passar um pontão da ribeira o caminho começa a subir até chegar às placas indicativas das Faias com a Cruz das Jogadas, neste local teremos que optar, ou seguimos pela esquerda e iniciamos a subida muito dura para a Cruz das Jogadas e o regresso é feito pelas Faias, ou seguimos pela direita, subimos o trilho pelas Faias e descemos pelo trilho da Cruz das Jogadas, nós optamos por subir pelas Faias, ou seja no sentido contrário aos ponteiros do relógio, opção que aconselho porque a subida é muito mais fácil por esta encosta das Faias de São Lourenço.
Assim, viramos à direita e é neste inicio que a subida é mais dura, cerca de 100 metros bastante inclinados até entrarmos no bosque rodeado de carvalhos, castanheiros e Faias, passado este inicio a subida mal se sente porque segue a meia encosta com uma paisagem fabulosa até chegar à Casa do Leite (outrora um local onde os pastores depositavam o leite para recolha) depois deste local, começa a grande mancha das Faias, um lugar único no País, em que as fotos não traduzem na sua totalidade toda a beleza do local, o caminho, sempre a subir por entre as faias, é de uma beleza extraordinária, deve ser realizado com calma e com muitas fotos à mistura.
O trilho segue até chegar a uma mancha de pinheiro nórdico e mais à frente por entre carvalhos, nesta época com diversas tonalidades, o caminho lava-nos ao alto onde se encontra o posto de vigia, apesar do percurso ser sempre a subir é muito fácil de percorrer, já no alto e após o posto de vigia, seguimos o caminho em direcção à capela de São Lourenço.
No cruzamento da Capela, pode-se subir e visitar a capela, que se encontra destruída pelo último incêndio, caso contrário seguimos pelo caminho mais à esquerda a descer,
em direcção à Cruz das Jogadas.
O caminho sem dificuldade leva-nos até à Cruz das Jogadas onde se avista o Vale Glaciar do Zêzere e a vila de Manteigas, este lugar é também o local de intersecção de dois PRs o 15 "Covão de Santa Maria" com o PR13 "Rota das Faias".
Após apreciar a panorâmica, junto ao painel identificativo do PR, entramos num trilho de pé posto com uma descida bastante inclinada até ao fundo do vale, este trilho, por vezes com alguma água, pode ser escorregadio e leva-nos até ao cruzamento onde tínhamos estado antes de subir para as Faias.
Agora basta seguir o caminho em direcção a Manteigas e que tínhamos percorrido até aqui e rapidamente estamos na vila de Manteigas
O percurso é fácil, encontra-se bem sinalizado e não tem qualquer dificuldade para aqueles que estão habituados a este tipo de caminhadas.