PR12 TVD Rota do Pão e do Barro

January 27, 2019
January 2019

near Campelos, Lisboa (Portugal)

O PR12 TVD é o ultimo percurso pedestre da coleção de Percursos de Pequena Rota que o Município de Torres Vedras nos tem para oferecer…
Tem inicio na localidade de Campelos, junto ao Mercado, e descreve um oito, tendo como passagem comum o viaduto sobre a A8, levando-nos até à localidade do Outeiro da Cabeça… Logo, tem duas partes distintas… No inicio, vamo-nos embrenhando pelas pitorescas ruas de Campelos, ao encontro da Igreja Matriz de Sto. António, Museu Etnográfico de Campelos, vários lavadouros e fontes de água antigos, e a celebre Padaria "Pãozinho da Avó, com paragem obrigatória para se comer um belo pão cozido em forno a lenha, entre muitos outros pontos de interesse, que esta localidade possui… Depois, e após trilharmos em zona de hortas e explorações agro- pecuárias, cruzamos a A8, e entramos no mundo do Barro… Pelo Outeiro da Cabeça, pequena paragem na Lagoa do Falcão para apreciarmos a paisagem, depois vamo-nos perdendo pelas ruas da aldeia, até à estação de caminhos de ferro, passando pelo coreto no centro da localidade, e pela Igreja Paroquial da Nossa Senhora Rainha do Mundo… Vamos deixando o Outeiro para trás, seguindo pelo complexo industrial, que nos leva às saibreiras de exploração de barro, um local de uma enormidade, que só mesmo visitando para perceber a sua dimensão… Após as saibreiras, voltamos ao ponto de partida, com os pés ligeiramente mais pesados, pela quantidade de barro agarrado às sapatilhas, pelo que não se aconselha este percurso em dias de muita chuva…