PR11+PR12SEI Rota da Fervença + Vale do Rossim

Photo ofPR11+PR12SEI Rota da Fervença + Vale do Rossim Photo ofPR11+PR12SEI Rota da Fervença + Vale do Rossim Photo ofPR11+PR12SEI Rota da Fervença + Vale do Rossim

December 26, 2020
December 2020

near Sabugueiro, Guarda (Portugal)

Íamos só para fazer o PR11 mas quando chegamos ao local de inversão, decidimos fazer o PR12 já que tínhamos cumprido a parte inicial que é comum ao PR11. Princípio a subir e até ao ponto de inversão se direcção. Caminhos e um pouco de estradão na parte final. Depois, já na parte do PR12, continuamos pelo mesmo estradão até que 1km depois do ponto de inversão do PR11 se vira à direita para tomar caminhos que seguem por entre enormes penedos sendo sempre a subir até ao parque de campismo do Vale do Rossim. Após o parque, o deslumbre da albufeira da barragem do Rossim. Pausa para sandes / almoço no parque de campismo na companhia de uma cadela campista ☺️. De volta ao trilho, cumprir o retorno pelo mesmo itinerário de vinda até ao ponto de intersecção dos dois trilhos, após o que começamos a descida para o Sabugueiro. Está bastante acidentada e por vezes coincidente com um regato que se formava pelas águas que deixavam de ser gelo e por ali se esgotavam. A última parte bastante acidentada a "castigar" os joelhos já cansados. Esta última parte é de grande beleza, embora à hora que a fizemos, já bastante fria pela ausência do sol e vento leste cortante.