PR11-TVD Rota Do Morango

July 19, 2022
July 2022

near Ramalhal, Lisboa (Portugal)

Este percurso pedestre, que na sua totalidade tem a designação de PR11, está associado à divulgação da cultura do morango. Subdivide-se em dois percursos menores, denominados de PR11.1 e PR11.2.

O PR11 é um percurso circular com um total de 20,2 km, com início e fim no largo 1º de Maio, na localidade do Ramalhal, passando pelas aldeias da Abrunheira, Ameal e Vila Facaia. Pode ser iniciado quer em direção à Abrunheira (sentido este), quer em direção a Vila Facaia (sentido oeste), sendo, independentemente da opção tomada, o Ameal a segunda aldeia de passagem. É possível contemplar ao longo deste percurso a totalidade dos pontos de interesse referidos nos sub-percursos PR11.1 e PR11.2.

O PR11.1, com 11,4 km, corresponde ao segmento que apresenta um desnível mais acentuado. Com início no largo 1º de Maio, no Ramalhal, segue para oeste em direção à aldeia de Vila Facaia, passando pelo Vale das Fontainhas e atravessa a A8 por uma travessia inferior. Virando à esquerda, inicia-se então uma subida para o alto do Casal da Espadaneira de onde se pode apreciar uma magnífica paisagem, incluindo o vale que serve de passagem ao rio Alcabrichel que vai desaguar em Porto Novo. O percurso continua a descer agora para Vila Facaia, que oferece como pontos de interesse a sua Capela do Divino Espirito Santo, o Coreto e o Cruzeiro. Continuando no sentido sudoeste até ao final da aldeia, passando pelo Parque das Merendas, inicia-se uma descida que se prolonga até à travessia do rio. O percurso prossegue, de novo a subir em direção ao Ameal, passando por vastos terrenos de produção de morangos e por uma fonte natural, conhecida como Fonte da Mina. Mais alguns quilómetros e é atingido o largo da Igreja de Santo António, no Ameal, onde, como pontos de interesse existem precisamente a capela, e o seu cruzeiro. A ligação ao Ramalhal é feita percorrendo a variante que passa pela Fonte de Santo António, onde existe também o Lavadouro, já desativado, e que liga à EN8, junto ao edifício do extinto restaurante Azenha da Ponte. Cerca 300 metros após entrar na estrada nacional, termina o percurso.

O PR11.2, com uma distância de 10.6 km, é o mais indicado para quem gosta de fazer caminhadas mais curtas. Tem também o seu ponto de partida no Ramalhal e começa por percorrer a variante no sentido inverso do PR11.1, de modo fazer a ligação ao largo da Igreja de Santo António, no Ameal. Segue-se então no sentido sudoeste, para a localidade da Abrunheira, passando por alguns morangais e terrenos de cultivo de hortícolas. Já na Abrunheira, o trajeto passará pelos lavadouros públicos, pela fonte e pelo Largo da Mina, continuando junto à Capela de São Sebastião, até ao largo da Associação Recreativa. Pouco depois, o percurso cruza a Linha do Oeste por uma passagem inferior, junto à Estação Ferroviária do Ramalhal, onde se pode observar o que resta do seu Jardim, em tempos galardoado com vários prémios. Aproximadamente dois quilómetros depois é atingido o ponto de chegada, o Ramalhal, terminando, assim, o percurso.
•Mais informações: www.rotadomorango.pt

FICHA TÉCNICA DOS PERCURSOS
•Nome do percurso: PR11 TVD - Rota do Morango - Ramalhal/Ameal
•Localização e respectiva região: ◦Distrito - Lisboa
◦Concelho - Torres Vedras
◦Freguesia - Ramalhal
◦Localidades - Ramalhal, Ameal, Abrunheira e Vila Facaia

•Tipo de Percurso: Circular
•Pontos de partida/Chegada: ◦Largo 1º de Maio junto ao Edifício da Junta Freguesia do Ramalhal - Torres Vedras