PR11-PNF-PRD - Trilho de Quintandona

Photo ofPR11-PNF-PRD - Trilho de Quintandona Photo ofPR11-PNF-PRD - Trilho de Quintandona Photo ofPR11-PNF-PRD - Trilho de Quintandona

December 8, 2023
December 2023

near Quintandona, Porto (Portugal)

Trilho fácil a moderado com cenários ricos e diversidade. Muito bem delineado e demarcado. A aldeia também está muito bem tratada.
Trilha circular a partir de Quintandona, com passagem por:
- Arco de Rosendo (1.6 km)
- Igreja Velha Lagares Centro Histórico (1.9 km)
- Cascata de Castelões (3.0 km)
- Parque de Merendas da Pegadinha (6.8 km)
- Miradouro da Pegadinha (7.3 km)
- Cascatinha do Aguieiro (9.9 km)

Segui a trilha dos Percursos Pedestre de Penafiel. Deixo aqui a sua descrição:
Quintandona, a magnífica” serve de ponto de partida.
A arquitetura típica absorve toda a nossa atenção, até ao desvio por pequeno bosquete biodiverso, num ponto conhecido por “parque de campismo”.
Neste ponto, podemos entrar na Variante da Biodiversidade 11.1, com rica flora e fauna, tanto selvagem como rural.
Seguimos caminho paralelo à ruralidade em laboração, entrando no caminho ao topo da cumeada de acesso às vinhas da Aveleda.
Em poucos passos temos acesso ao ponto mais alto do percurso, o baloiço e miradouro da Pegadinha.
Descendo a encosta, visitamos as gravuras rupestres que deram origem à Lenda da Pegadinha.
Neste ponto, podemos optar pela Variante do Centro Histórico 11.2, passando pela Igreja da N. Srª da Lapa, o Cruzeiro central, a Igreja Paroquial de Lagares e o Centro Histórico.
Seguindo caminho, entramos em cotas mais baixas para visitamos as ruínas dos Moinhos de Paradela, com posterior passagem no reminiscente caminho medievo da Granja.
Na continuação, passamos pela Cisterna em galeria de Monte Santo, a caminho da Cascata de Castelões. No calor do verão, é pouco o caudal, manifestamente maior na época pluvial invernal - o que foi o caso.
Caminhando por soutos e campos, com seus donos resistentes ao abandono generalizado, seguimos entre a arquitetura rural e pré-moderna de Devesas e Escariz, sob a companhia do curioso Arco de Rosendo.
Desviámos passo para o Rego Fureiro de Caleirões, típica levada dos tempos onde a água preciosa regava os campos das cotas mais baixas (não passei aqui pois dizia que era propriedade privada).
Em poucos passos voltamos à sedutora e deslumbrante Quintandona, com possível visita ao Centro de Interpretação local ou repasto na gastronomia local.
Por último, relembramos a icónica “Festa do Caldo de Quintandona” no mês de setembro, com sabores e festividades sem igual no país.
Com início no sentido contrário do percurso, toda a informação serve inversamente como descrição.