Activity

PR11 OBD - Rota do Aqueduto (Óbidos)

Download

Trail photos

Photo ofPR11 OBD - Rota do Aqueduto (Óbidos) Photo ofPR11 OBD - Rota do Aqueduto (Óbidos) Photo ofPR11 OBD - Rota do Aqueduto (Óbidos)

Author

Trail stats

Distance
6.26 mi
Elevation gain
860 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
860 ft
Max elevation
710 ft
TrailRank 
48 5
Min elevation
165 ft
Trail type
Loop
Time
2 hours 30 minutes
Coordinates
8017
Uploaded
November 22, 2022
Recorded
November 2022
  • Rating

  •   5 1 review
Be the first to clap
1 comment
Share

near Óbidos, Leiria (Portugal)

Viewed 94 times, downloaded 8 times

Trail photos

Photo ofPR11 OBD - Rota do Aqueduto (Óbidos) Photo ofPR11 OBD - Rota do Aqueduto (Óbidos) Photo ofPR11 OBD - Rota do Aqueduto (Óbidos)

Itinerary description

Percurso circular, marcado com início/final junto à Junta de Freguesia e Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Usseira. Desce-se pela aldeia, seguindo caminhos ladeados por imensos pomares, tão característicos desta zona, e que serão presença constante ao longo do percurso. Passagem pela mãe de água/início do Aqueduto da Usseira, seguindo então ao longo do mesmo, podendo apreciar várias soluções de engenharia utilizadas na construção deste equipamento, tão importante à época (séc XVI/XVII). Deixando o aqueduto, seguimos ao longo de antigos caminhos agrícolas, com vistas soberbas, que vão desde a Vila de Óbidos, ao Atlântico e até a ilha das Berlengas, passando por zonas de pastoreio, entrando então nas ruas da zona mais alta da aldeia, que oferecem as melhores paisagens da freguesia e do concelho.

Usseira é uma freguesia portuguesa do município de Óbidos. O topónimo "Usseira" parece ser um derivado de "usso", o mesmo que "urso", podendo ser uma referência à fauna local na época da atribuição do topónimo deste antigo lugar de Óbidos (S.Pedro). Dada a integração no território da freguesia de Óbidos (S.Pedro), é quase impossível descrever o passado do território da freguesia da atual freguesia de Usseira sem recorrer à História da freguesia de origem; assim, dada a existência de lendas que giram em volta da presença dos antigos povos peninsulares no local, difícil será de confirmar esse facto. Porém, sabe-se que a região foi habitada pelos romanos e mais tarde pelos árabes, tendo sido a estes conquistados por D.Afonso Henriques em 1148. Em 1186, D.Sancho I vai residir para Óbidos, desenvolvendo e povoando grande parte do centro da localidade. Mais tarde D.Afonso II doa a vila de Óbidos a sua mulher D.Urraca. Posteriormente, também D.Sancho II veio residir para Óbidos, em 1224; foi no reinado deste monarca que o Conde de Bolonha, irmão do rei, pôs um apertado cerco à vila de Óbidos, que durou oito meses. Outra doação ocorreu alguns anos mais tarde, quando D. Dinis doou a vila a sua esposa, a Rainha D.Isabel de Aragão, passando o senhorio de Óbidos a pertencer à Casa das Rainhas, até 1834. Outra doação ocorreu no reinado de D.Fernando que doou Óbidos a sua mulher, D.Leonor Teles. D.João I deu à Rainha D. Filipa a vila de Óbidos, conjuntamente com outras. Localiza-se na freguesia de Usseira o manancial de água que outrora alimentou o aqueduto que abastecia a vila de Óbidos, e que foi mandado construir em 1573 por D. Catarina, esposa de D. João III.

Nota: Alternativa Início/final junto ao castelo de Óbidos, com o intuito de acompanhar/ver todo o Aqueduto, uma vez que o mesmo acaba/termina nas muralhas do Castelo (como fiz), verifiquei ao longo do mesmo que existe alguma falta de marcações e passagem pelo meio de um pomar.

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.

Comments  (1)

  • Photo of Sissi74
    Sissi74 Dec 17, 2023

    I have followed this trail  View more

    Um bom percurso

You can or this trail