Activity

PR11.1 TVD Rota do Morango

Download

Trail photos

Photo ofPR11.1 TVD Rota do Morango Photo ofPR11.1 TVD Rota do Morango Photo ofPR11.1 TVD Rota do Morango

Author

Trail stats

Distance
7.17 mi
Elevation gain
410 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
410 ft
Max elevation
324 ft
TrailRank 
41
Min elevation
324 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 9 minutes
Time
2 hours 53 minutes
Coordinates
1979
Uploaded
May 26, 2019
Recorded
May 2019
Be the first to clap
Share

near Amial, Lisboa (Portugal)

Viewed 360 times, downloaded 9 times

Trail photos

Photo ofPR11.1 TVD Rota do Morango Photo ofPR11.1 TVD Rota do Morango Photo ofPR11.1 TVD Rota do Morango

Itinerary description

PR11 TVD Rota do Morango é mais um trilho do conjunto de doze PR's de Torres Vedras… Como o dia começou quente, e prometeu não abrandar, decidi fazer um dos dois segmentos em que este trilho se divide, e assim optei por fazer o segmento com pouco mais de 11 Kms, que segue direção oeste…
Por conveniência iniciei este trilho na aldeia do Ameal, junto À Igreja de Sto. António, mas o percurso tem inicio original no Ramalhal, em frente da Junta de Freguesia local…
Assim, saí do Ameal em direção oeste, e logo que passei a A8, entrei num verdadeiro paraíso dos amantes de morangos, como é o meu caso… O aroma a morango paira no ar, a cada metro de trilho, por entre eucaliptos, e pinheiros, a presença do morango é rei e senhor. Esta é a altura ideal para trilhar este PR, pois estamos em plena época da apanha deste fruto maravilhoso… Aqui e ali, vamos cruzando o Rio Alcabrichel, até chegar-mos ao parque de merendas à entrada de Vila Facaia, local ideal para descansar um pouco e desfrutar de uma merenda… A receber-nos em Vila Facaia, a Capela do Divino Espirito Santo, com o seu Cruzeiro e coreto. Depois vem a subida ao Alto da Espadaneira, de onde se pode apreciar uma magnífica paisagem, e mais uma vez, o encontro com a A8, atravessando esta via por uma passagem inferior que nos leva até ao Ramalhal, ao encontro de um monumento em homenagem ao Sto padroeiro local (S. Lourenço), e ao Museu Etnográfico Paroquial… Ainda no Ramalhal, passamos ao ponto de inicio deste percurso, onde predomina a magnifica Igreja Matriz do Sec. XVIII com o seu belíssimo coreto… É aqui que podemos encontrar o placard de informação do PR11, e seguir para norte, caso optemos por fazer o PR11.2, ou para sul, para concluir o PR11.1, que foi o meu caso… Pelas bermas da N8 lá fui entrando no Ameal, passando à fonte de Sto. António, subindo daí até à igreja do Ameal, local onde dei inicio desta aventura…
Um percurso com pouco desnível, agradável, magnifico em Maio por ser este o mês do Morango, Rei e Senhor deste local…
Prometo voltar em breve, para concluir o PR11 com o segmento que falta…
Bons Trilhos

Comments

    You can or this trail