PR10 TVD Rota da Água

April 24, 2022
April 2022

near Ponte do Rol, Lisboa (Portugal)

Este é mais um "Pequena Rota" da rede de percursos de Torres Vedras, que à semelhança dos restantes não apresenta quaisquer dificuldades técnicas.
Um percurso muito bem marcado em ambos os sentidos, com inicio e fim no Parque Verde da Ponte, junto ao edifício sede da Junta de Freguesia de Ponte do Rol.
Numa zona marcadamente agrícola, a água assume um papel preponderante na vida das gentes da terra, não só na agricultura como também no abastecimento doméstico desde tempos remotos, deixando as suas marcas que este trilho nos leva a desvendar.
Ao longo do percurso contamos mais de trinta poços ou fontes, para além do Rio Sizandro que vai correndo ao longo dos campos agrícolas, assumindo um papel importante na irrigação das culturas e agro pecuária presentes.
Outra marca deixada pela história são os diversos fortes que se encontram ao longo de 3 kms do trilho, marcas da defesa militar aquando das invasões francesas, e que persistem até aos dias de hoje.
Uma nota para o facto de ao Km 10.6, por um erro de interpretação da sinalética, segui a variante para fazer o percurso mais curto, e que só me apercebi 400 metros mais à frente. Como já tinha trilhado por aqui aquando o GR30, e conhecia o trilho, optei por não voltar atrás, e 'entrar' no trilho original que se encontrava 100 metros mais à frente, o que encurtou o percurso em 2,5kms, não passando assim na zona dos fortes, que sugiro a sua visita a quem não conhece...
São 20 kms de um passeio simpático, praticável em qualquer altura do ano, não aconselhável em momentos de grandes cheias, pois os campos são facilmente inundáveis pelo rio Sizandro.