PR10 TBR - Trilho da Preguiça (+Portela de Leonte)

Photo ofPR10 TBR - Trilho da Preguiça (+Portela de Leonte) Photo ofPR10 TBR - Trilho da Preguiça (+Portela de Leonte) Photo ofPR10 TBR - Trilho da Preguiça (+Portela de Leonte)

December 13, 2015
December 2015

near Geres, Braga (Portugal)

Este é um dos trilhos que nos é proposto pela Câmara Municipal de Terras de Bouro no seu site. Está disponível um folheto em pdf que podemos consultar e descarregar. Idêntico material está também disponível nos sites da ADERE e do ICNF.

Localizando-se no coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, os principais pontos de interesse do trilho não poderiam deixar de ser de índole ambiental e paisagística, com bonitas vistas sobre o vale do Rio Gerês e os agradáveis bosques de carvalhos que se estendem nas suas encostas.

O trilho oficial é proposto em três versões:
- O trilho I é o mais longo, abrangente e é aquele que é aqui apresentado;
- O trilho II é um pouco mais curto e não sobe tão alto. Incluí dois waypoint designados "Bifurcação (opção para o percurso II)" que estão ligados por um caminho de algumas dezenas de metros, para quem preferir esta opção. Noto que a sinalização desta opção só é visível para quem a percorre no sentido contrário aos ponteiros do relógio;
- O trilho III é o mais curto de todos. É linear e vai desde a Casa da Perguiça até à Cascata de Leonte sem subir a encosta da margem esquerda do Rio Gerês.

Por se tratar de um trilho relativamente curto, acrescentei uma extensão de 2 km a partir da Cascata de Leonte e visitei a Portela de Leonte, mais a norte. Na base da Cascata de Leonte fazemos uma ligeira subida por entre as pedras até à estrada N308-1 e avançamos depois para norte algumas dezenas de metros até à ponte sobre o Rio Gerês. Escolhi subir junto às margens do rio, mas a estrada nacional acompanha este precurso sempre por perto, para quem a preferir.
Assim, o traçado que apresento entre os km 2,7 e 4,7 não pertencem ao trilho oficial "PR10 TBR - Trilho da Perguiça". Mas foi um agradável prolongamento do passeio, com a subida pela margem direita do Rio Gerês a a descida pela margem esquerda.

A sinalização está em bom estado a os caminhos estão sempre desempedidos, pelo que classifico a Dificuldade Técnica como "Fácil". Com tempo de chuva há que ter cuidado com as quedas. É visível que se trata de um trilho com bastante uso e nota-se que há trabalhos de limpeza recentes para impedir o mato de fechar a passagem. Há sempre arvoredo abundante, pelo que a exposição solar é baixa.

Boas Caminhadas!

Casa da Perguiça

Miradouro

Ribeira da Laja

Bifurcação (opção para o percurso II)

Miradouro

Bifurcação (opção para o percurso II)

Atravessamento da N308-1

Ribeiro da Cantina

Calçada Portuguesa

PictographRuins Altitude 0 ft

Cortelha (Curral da Mijaceira)

PictographBridge Altitude 0 ft

PictographSummit Altitude 0 ft

Pé de Cabril

Fonte do Murjal

Saída da estrada e descida junto à margem esquerda do rio

Bifurcação (virar à esquerda no caminho de regresso)

Curral da Laja

PictographWaterfall Altitude 0 ft

Cascata da Laja (Ribeira da Laja)

Aproximação ao Rio Gerês

• Photo of Marco Ferrão
    Marco Ferrão Jun 3, 2018

Trilho com paisagens magníficas

• Pedro Falcão Marcos Oct 17, 2018

Trilho muito agradável e bem sinalizado, pena que a cascata de Leonte estava sem água.

• Photo of lordpaulor
    lordpaulor Jun 16, 2020

A dificuldade anunciada nos folhetos oficiais é Media, com o qual concordo. De resto, tudo excelente. Uma volta linda e cheia de pontos maravilhosos.

lordpaulor Jun 17, 2020

• Photo of martasag
    martasag Jul 5, 2020

Bom trilho para fazer em dias de sol quente dado que tem muita sombra e muita água!

• Beatriz Simão-Parreira Aug 7, 2020

Trilho oprimo para principiantes é para fazer com animais.
    Fomos em agosto, a meio da manhã e tínhamos sombras por quase todo o caminho o que facilitou imenso o passeio.
    Paisagens imperdíveis e pelo coração da serra. Os cursos de água estão pouco recheados nesta altura mas mesmo assim o rio Gerês não nos deixou ficar mal e permitiu uns refrescos ao final do precurso.

• mercedes corera sanchez Jul 14, 2021

un paseo muyagradable

• Photo of Mário Filipe
    Mário Filipe Aug 24, 2021

Trilho muito bonito que nos leva às entranhas do Parque Nacional da Peneda Gerês.
    Proporciona-nos uma perspectiva diferente da Serra, uma vez que é mais voltado para o interior da floresta, não vivendo tanto da paisagem como outros trilhos da região.
    Não é um trilho difícil até porque é relativamente pequeno, mas um quanto desafiante dado o declive muito acentuado.
    Deverá revelar-se ainda mais bonito num dia de Primavera dado o aumento do caudal do Rio Gerês e das quedas de águas! (Em pleno Verão as Cascatas estão praticamente secas.)
    Recomendo este trilho não tanto para quem procure um passeio em contexto familiar, mas para quem goste de uma boa caminhada.

• Photo of Alkor 86
    Alkor 86 Sep 18, 2021

Óptimo trilho no interior da floresta, muito agradável de fazer devido á sombra que proporciona. Como choveu na semana passada, a cascata de Leonte estava espetacular, bastante caudal de água para as nossas fotos! Recomendo alguma preparação pois tem zonas de algum declive, mas sempre em segurança. Óptimo trilho para iniciar a aventura do Gerês!

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Oct 6, 2021

Um belo trilho para conhecer um pouco mais do Gerês. Com muito verde, muita água. Foi feito num dia de alguma chuva e nevoeiro, o que o tornou ainda mais belo!

Obrigado pela partilha!

• juliaspinto Jan 25, 2022

Fabuloso! Valeu bem a pena!

• Daniel Simões 6 May 14, 2023

Fizemos este trilho este fim de semana na sua versão mais longa. O início logo com o miradouro da preguiça é brutal. Depois segue-se uma linda zona de floresta com umas subidas bem rasgadas mas não demasiado complicadas. Bastante limpo e bem sinalizado.
    Nesta altura do ano as cascatas têm pouca água mas não deixam de ser belas. A cascata de Leonte é ótima para ficar a almoçar (não esquecer o saco para guardar o lixo e verificar tudo antes de voltarem à caminhada). Depois passando a cascata da Laja segue-se outra zona de floresta agradável até ao final.