PR10 TBR 'Trilho da Preguiça' Gerês

Photo ofPR10 TBR 'Trilho da Preguiça' Gerês Photo ofPR10 TBR 'Trilho da Preguiça' Gerês Photo ofPR10 TBR 'Trilho da Preguiça' Gerês

49 minutes
June 8, 2018
June 2018

near Geres, Braga (Portugal)

Depois de termos realizado o PR3 "Trilho dos Currais", decidimos efetuar mais PR de Terras de Bouro, teria que ser um PR curto, a opção e como era perto, foi realizar o PR10 "Trilho da Preguiça".
É mais um PR que percorre a Mata de Albergaria, este inicia junto à Casa Florestal na estrada em alcatrão, a placa identificativa está bem visível.
Junto à placa, subimos ao Miradouro para apreciar a vista, depois descemos por entre a Mata de Albergaria para rapidamente começar a subir, uma subida relativamente fácil de cerca de 1 km, ao atingir o ponto mais alto do PR, aproveitar para apreciar a paisagem deste vale do Rio Gerês.
Agora é hora de descer até encontrar a estrada em alcatrão, atravessar esta via e seguir para a margem do Rio Gerês, aqui viramos à direita este trilho de ida e volta, segue a margem do Rio em direção à cascata de Leonte, após apreciar esta bela queda de água, foi regressar pelo mesmo trilho, ao chegar ao local onde entramos junto à margem, seguimos pela direita sempre junto ao Rio que nos leva até ao ponto inicial.
Este PR10 é curto, está bem marcado, mas aconselho sempre ao uso do GPS, é um trilho com muita sombra e fresco, para realizar em pleno verão.