PR10 SVV - Trilho do Gresso - curto

Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso - curto Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso - curto Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso - curto

February 13, 2023
February 2023

near Sanfins, Aveiro (Portugal)

Descrição do Percurso:

O percurso desenvolve-se por caminhos agrícolas e florestais, estradas de ligação entre algumas aldeias. É também serpenteado por várias levadas de água que a direcionam à linha de moinhos que existe ao longo das margens do Rio Gresso. Passa também dentro da Quinta do Linheiro, pertencente à Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, onde se pode observar a dinâmica agricola, com especial destaque para os mirtilos, local onde foram feitas as primeiras experiências de introdução deste fruto no concelho de Sever do Vouga.

Ao longo deste percurso também se pode perceber a fé que estas comunidades têm com a igreja e em especial, no culto dos santos, devido à passagem por capelas e cruzeiros.

Moinhos da Levada do Gresso:

Toda a freguesia é recortada por inúmeros cursos de água que regam campos férteis e alimentam as mós. Disto é exemplo a levada do Gresso, que com a força da corrente provia de energia vários rodízios. Alguns deles como o da Carneira estão hoje, desativados. Construído em pedra da região, podemos ver que no seu interior ainda se encontram as mós.

Não muito distante encontra-se o da Serralheira. Edificado, obedecendo as regras da arquitetura popular e aos materiais tradicionais, está em melhor estado de conservação que o anterior, apesar de algumas alterações provocadas por recentes adaptações.

Levada e Moinho em Santi:

Na mesma localidade podemos ainda observar o moinho do Linheiro, auxiliado por um eficaz aliviadouro, que controlava a distância entre as mós e, consequentemente, o grau de espessura da farinha. Este mecanismo moía vários cereais dos quais se destacam: milho, centeio e trigo.

Créditos da Informação: panfleto do trilho.

Info pessoal: Começamos junto da casa geriátrica da Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, onde existe um pequeno parque de estacionamento marcado. A seguir aos baloiço, viramos à esquerda e iniciamos o trilho em sentido horário.

Ter em atenção que algumas zonas do trilho inicial ficaram deterioradas ou destruídas pelo que foram feitas novas marcações. (Penso que as cores políticas da Junta de Freguesia mudaram o que criou um diferendo quanto ao dever de manutenção do percurso inicialmente homologado). Atenção porque pode fazer confusão este estar duplamente marcado. Nós optamos por fazer a versão mais recente e curta passando pelos moinhos, levadas, pinhal, cascata, Rio Gresso, mata e estradão. Terminamos mais do que satisfeitos!

Recomendo o uso de um calçado que agarre bem, uns bastões e uma máquina fotográfica para tirar umas fotos.

No fim fomos almoçar ao Restaurante - Café Cortiço (D. Venilde) em Cedrim. Telefone para reservas: 234 551 593. São super simpáticos e, embora haja pouca variedade, come-se e bebe-se muito bem e praticam um preço muito em conta (16€ 2 pessoas, com pão, bebidas, prato principal, sobremesa e café).

PictographCar park Altitude 1,634 ft

Junto da residência geriátrica da "Fundação Bernardo Barbosa de Quadros".

Levada. Videiras. Poço.

Kiwis.

Kiwis. Cuidado com os galhos baixos.

PictographTree Altitude 1,805 ft

PictographRisk Altitude 1,793 ft

Descida acentuada.

Se viramos à esquerda e subirmos, o nível de desafio vai subir e (segundo alguns comentários) não é garantido que o caminho esteja completamente desobstruído.

PictographBridge Altitude 1,492 ft

Tem dupla marcação.

Se continuarmos em frente seguimos para Mondim e Rocas do Vouga. Se virarmos à direita vamos encontrar uma subida íngreme.

PictographReligious site Altitude 1,422 ft

Capela do Linheiro.

Capela da Quinta do Linheiro, mandada construir pelos seus proprietários - Capitão Bernardo Barbosa de Quadros - em devoção à Imaculada Conceição, realizando-se a festa religiosa a 8 de Dezembro.