Activity

PR10 SVV - Trilho do Gresso

Download

Trail photos

Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso

Author

Trail stats

Distance
7.81 mi
Elevation gain
1,601 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,601 ft
Max elevation
1,845 ft
TrailRank 
82 4.4
Min elevation
902 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 27 minutes
Coordinates
1233
Uploaded
May 12, 2019
Recorded
May 2019
  • Rating

  •   4.4 4 Reviews

near Sanfins, Aveiro (Portugal)

Viewed 3147 times, downloaded 109 times

Trail photos

Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso Photo ofPR10 SVV - Trilho do Gresso

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Trilho circular, com marcações, com início e fim no parque de merendas junto à Fundação Bernardo Barbosa de Quadros;
- Este trilho desenvolve-se por caminhos rurais, estradões e alguns troços alcatroados, passando pela Quinta do Linheiro, Moinhos e Levadas de Sanfins, Vale e Cascatas do rio Gresso, Irijó, Capela de S. Geraldo, Souto Chão, Mondim e Rocas do Vouga;
- Trilho de uma beleza paisagística relativamente interessante. Destaque, essencialmente, para o Vale do rio Gresso. No entanto, apresenta alguns troços que se desenvolvem em estrada de alcatrão (algo bastante desagradável) e outros tantos que percorrem eucaliptais, o que torna estas passagens algo desoladoras e, caso se realize este trilho em meses estivais, muito quentes e completamente desinteressantes. Enfim, no seu todo, é caso para dizer que, uma vez feito, não justifica lá regressar!!

__________________________________________________________________________________________

PR10 SVV TRILHO DO GRESSO
O percurso desenvolve-se por caminhos agrícolas e florestais, estradas de ligação entre algumas aldeias da freguesia de Rocas do Vouga e ao longo da levada do Gresso. É também serpenteado por várias levadas de água que a direcionam à linha de moinhos que existe ao longo das margens do Rio Gresso. Passa também dentro da Quinta do Linheiro, pertencente à Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, onde se pode observar a dinâmica agrícola, com especial destaque para os mirtilos, local onde foram feitas as primeiras experiências de introdução deste fruto no concelho de Sever do Vouga. Ao longo deste percurso também se pode perceber a fé que estas comunidades têm com a Igreja e em especial, no culto dos santos, devido à passagem por capelas (Linheiro e Irijó), cruzeiros (Souto Chão) e alminhas (Sanfins, lrijó e Rocas). Este facto confere a este percurso um cunho cultural diferenciador dos restantes percursos de carácter mais paisagístico. Toda a freguesia é recortada por inúmeros cursos de água que regam campos férteis e alimentam as mós dos diversos Moinhos da Levada do Gresso. Esta levada, com a força da corrente, provia de energia vários rodízios. Alguns deles, como o da Carneira, estão hoje desativados. Construído em pedra da região, podemos ver que no seu interior ainda se encontram as mós. Não muito distante encontra-se o da Serralheira. Edificado, obedecendo às regras da arquitetura popular e aos materiais tradicionais, está em melhor estado de conservação que o anterior, apesar de algumas alterações provocadas por recentes adaptações. Na mesma localidade podemos ainda observar o moinho do Linheiro, auxiliado por um eficaz aliviadouro, que controlava a distância entre as mós e, consequentemente, o grau de espessura da farinha. Este mecanismo moía vários cereais dos quais se destacam: milho, centeio e trigo.

Waypoints

PictographReligious site Altitude 1,468 ft
Photo ofCapela da Quinta do Linheiro Photo ofCapela da Quinta do Linheiro Photo ofCapela da Quinta do Linheiro

Capela da Quinta do Linheiro

Foi mandada construir pelos seus proprietários, capitão Bernardo Barbosa de Quadros, em devoção à Imaculada Conceição, realizando-se a festa religiosa a 8 de dezembro.

PictographWaypoint Altitude 1,729 ft
Photo ofLevadas de Sanfins Photo ofLevadas de Sanfins Photo ofLevadas de Sanfins

Levadas de Sanfins

PictographWaterfall Altitude 1,598 ft
Photo ofCascata e ponte sobre o rio Gresso Photo ofCascata e ponte sobre o rio Gresso Photo ofCascata e ponte sobre o rio Gresso

Cascata e ponte sobre o rio Gresso

O rio Gresso é afluente do Vouga e tem origem no cimo da serra do Arestal, a quase 800 metros de altitude. Este rio percorre, na sua descida para a foz, pouco mais de 7 km, tendo um desnível total de mais de 700 metros. É, por isso, um rio de montanha com muitas cascatas e quedas de água com pouco caudal no verão, apenas enchendo com as chuvas de inverno. São duas as cascatas que se destacam no seu percurso, uma abaixo de Sanfins acessível pelo PR10 – Trilho do Gresso, e a segunda a montante da ponte entre Sanfins e Mouta. A cascata do Gresso, ou as cascatas do Gresso, são as menos conhecidas em Sever do Vouga, e levam-nos à descoberta de um rio sombrio, com uma galeria ripícola muito fechada e particular.

PictographWaypoint Altitude 1,544 ft
Photo ofPonte e passadiço Photo ofPonte e passadiço Photo ofPonte e passadiço

Ponte e passadiço

PictographWaypoint Altitude 1,489 ft
Photo ofPonte e passadiço Photo ofPonte e passadiço Photo ofPonte e passadiço

Ponte e passadiço

PictographWaypoint Altitude 1,455 ft
Photo ofPonte e passadiço Photo ofPonte e passadiço Photo ofPonte e passadiço

Ponte e passadiço

PictographProvisioning Altitude 1,143 ft
Photo ofTasca do Rato Photo ofTasca do Rato

Tasca do Rato

PictographReligious site Altitude 1,175 ft
Photo ofCapela de S. Geraldo Photo ofCapela de S. Geraldo Photo ofCapela de S. Geraldo

Capela de S. Geraldo

Capela construída em homenagem ao santo padroeiro da aldeia, S. Geraldo. Neste local faz-se ainda todos os verões a festa em homenagem a este santo. A festa não é muito grande mas atrai os habitantes dos locais vizinhos e ainda os emigrantes naturais desta zona que escolhem esta altura para fazerem as suas férias de verão.

PictographWaypoint Altitude 937 ft
Photo ofCruzeiro de Souto Chão Photo ofCruzeiro de Souto Chão

Cruzeiro de Souto Chão

PictographReligious site Altitude 1,234 ft
Photo ofIgreja Matriz de Rocas do Vouga Photo ofIgreja Matriz de Rocas do Vouga Photo ofIgreja Matriz de Rocas do Vouga

Igreja Matriz de Rocas do Vouga

A Igreja Matriz de Rocas do Vouga, também conhecida como Igreja Paroquial de São João Batista, encontra-se implantada no interior de um adro, adaptado à fisionomia do templo. Esta igreja terá sido edificada no século XVII, tendo sofrido obras de reconstrução na primeira metade do século XVIII e durante a época contemporânea. Destacam-se, no interior, as pinturas dos caixotões dos tetos, com notáveis figuras de cenas religiosas, que datam de 1783. No exterior o templo conserva a traça de cariz classicista, com pilastras e pináculos de linhas verticais bem acentuadas.

PictographPicnic Altitude 1,427 ft
Photo ofParque de merendas Photo ofParque de merendas Photo ofParque de merendas

Parque de merendas

Comments  (10)

  • Photo of SoLuna_
    SoLuna_ May 26, 2021

    I have followed this trail  View more

    Com a integração no percurso dos passadiços o percurso nem sempre aparece bem marcado podendo gerar confusão.. Contudo vale imensa a pena.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 26, 2021

    Obrigado, SoLuna, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Continuação de boas caminhadas!!

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 3, 2022

    I have followed this trail  View more

    Trilho fácil e muito agradável. Faz-se bem, sem complicações. Abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 4, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho!
    Boas caminhadas!

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Apr 18, 2022

    É um trilho bonito que se faz de forma bem descontraída. Vale a pena! Abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 18, 2022

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho. Abraço!!

  • Photo of Jazzfaztarde
    Jazzfaztarde Feb 18, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilho que se faz com alguma facilidade. Zona do vale do rio do gresso foi a mais interessante e bonita.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 18, 2023

    Viva, Jazzfaztarde! Obrigado pelo comentário e avaliação do trilho.
    Continuação de ótimas caminhadas!!

  • Photo of FábioCampos
    FábioCampos Oct 1, 2023

    Fiz esta trilha, infelizmente parece abandonada, cortaram o mato e deixaram ficar os troncos no meio do caminho, marcações apagadas . Mas mesmo assim, bom trilho!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Oct 1, 2023

    Viva, Fábio Campos! Infelizmente esta é uma realidade que também tenho encontrado com alguma frequência: caminhos com muita vegetação ou então limpos mas com todo o mato por lá deixado, o que por vezes também dificulta bastante a passagem. Quanto às marcações, esse é um velho problema das autarquias: quando contratam o serviço de empresas para desenhar, homologar e marcar os trilhos oficiais, no contrato existem clausulas em que as referidas empresas se comprometem a fazer a manutenção dos trilhos durante um certo número de anos... e aqui é que a coisa descamba, ou seja, a maioria não cumpre o contrato e as autarquias também assobiam para o lado. E se as Juntas de Freguesia também não se envolverem, então temos o pacote completo de desleixo, inação e abandono. E o resultado é o que bem conhecemos. Enfim, vai-se denunciando por aqui e avisando outros caminheiros para o que podem encontrar, o que já é uma pequena ajuda. Mas não resolve o problema! Em todo o caso, é bom saber que desfrutou do trilho. Continuação de ótimas caminhadas!

You can or this trail