PR10 SNT - Peninha (Sintra)

August 24, 2023
August 2023

•   5 3 Reviews

near Peninha, Lisboa (Portugal)

Percurso circular devidamente marcado, inicia junto ao Santuário da Peninha no topo da serra de Sintra e proporciona-nos excelentes vistas sobre toda a costa. Saindo do Santuário, uma longa descida leva-nos por uma floresta linda e fresca. A parte do caminho que segue para Adre Nunes é a mesma na ida e na volta. Chegando a Adre Nunes, encontrará novamente vistas fantásticas.
Neste percurso podem tirar-se lindas fotografias com bonitos efeitos de luz, usando o belo nevoeiro matinal e os feixes de luz que penetram através das árvores.
As marcações neste percurso foram revistas em 2018 (tanto as pintadas como os sinais em madeira). Esta é uma ótima caminhada para todas as estações, pois tem bastante sombra no verão mantendo o ambiente fresco e é abrigada no inverno. Não há autocarros para a Peninha, mas há um amplo parque de estacionamento no início do percurso. Os melhores acessos de carro são feitos via Colares ou via Malveira da Serra (note que o acesso a veículos motorizados é encerrado em dias de alto risco de incêndio florestal).

Este percurso é promovido e mantido pela Câmara Municipal de Sintra, com passagem por:

- Miradouro Santuário da Peninha
- Lago Verde
- Parque das merendas
- Anta de Adre Nunes
- Fonte das pedras irmãs

Nota: Ao chegar ao parque das merendas eu fui para a esquerda em vez de ir em frente como está marcado, com o intuito de não passar pelo mesmo caminho na ida/volta à Anta de Adre Nunes, assim vi outras paisagens... se o objetivo for seguir à risca o que está marcado é ir em frente ao chegar ao parque das merendas virar à direita, e a partir daí terá que ir e vir pelo mesmo caminho seguindo as marcações.

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.

PictographLake Altitude 1,276 ft

mary_kida Dec 10, 2023

Adorei

• António Craveiro Apr 6, 2024

Um excelente trilho para fazer com a família, no meio da floresta.

• Photo of MBruno77
    MBruno77 Apr 6, 2024

Antônio Craveiro é verdade, obrigado pelo comentário e pela avaliação... Boas caminhadas 😉