Activity

PR10 Sever do Vouga - Trilho do Gresso

Download

Trail photos

Photo ofPR10 Sever do Vouga - Trilho do Gresso Photo ofPR10 Sever do Vouga - Trilho do Gresso Photo ofPR10 Sever do Vouga - Trilho do Gresso

Author

Trail stats

Distance
7.22 mi
Elevation gain
1,634 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
1,634 ft
Max elevation
1,849 ft
TrailRank 
41
Min elevation
887 ft
Trail type
Loop
Coordinates
498
Uploaded
June 10, 2015
Recorded
June 2015
Be the first to clap
Share

near Rocas do Vouga, Aveiro (Portugal)

Viewed 3187 times, downloaded 105 times

Trail photos

Photo ofPR10 Sever do Vouga - Trilho do Gresso Photo ofPR10 Sever do Vouga - Trilho do Gresso Photo ofPR10 Sever do Vouga - Trilho do Gresso

Itinerary description

O percurso desenvolve-se por caminhos agrícolas e florestais, estradas de ligação entre algumas aldeias da freguesia de Rocas do Vouga e ao longo da levada do Gresso. É também serpenteado por várias levadas de água que a direcionam à linha de moinhos que existe ao longo das margens do Rio Gresso. Passa também dentro da Quinta do Linheiro, pertencente à Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, onde se pode observar a dinâmica agrícola, com especial destaque para os mirtilos, local onde foram feitas as primeiras experiências de introdução deste fruto no concelho de Sever do Vouga.

Ao longo deste percurso também se pode perceber a fé que estas comunidades têm com a Igreja e em especial, no culto dos santos, devido à passagem por capelas (Linheiro e Irijó), cruzeiros (Souto Chão) e alminhas (Sanfins, lrijó e Rocas). Este facto confere a este percurso um cunho cultural diferenciador dos restantes percursos de carácter mais paisagístico.

Moinhos da Levada do Gresso Toda a freguesia é recortada por inúmeros cursos de água que regam campos férteis e alimentam as mós. Disto é exemplo a levada do Gresso, que com a força da corrente provia de energia vários rodízios. Alguns deles corno o da Carneira estão hoje, desativados. Construído em pedra da região, podemos ver que no seu interior ainda se encontram as mós.

Não muito distante encontra-se o da Serralheira. Edificado, obedecendo às regras da arquitetura popular e aos materiais tradicionais, está em melhor estado de conservação que o anterior, apesar de algumas alterações provocadas por recentes adaptações.

Na mesma localidade podemos ainda observar o moinho do Linheiro, auxiliado por um eficaz aliviadouro, que controlava a distância entre as mós e, consequentemente, o grau de espessura da farinha. Este mecanismo moía vários cereais dos quais se destacam: milho, centeio e trigo.

Comments

    You can or this trail