PR10 SEI - Rota da Caniça (Lapa dos Dinheiros) Serra da Estrela

Photo ofPR10 SEI - Rota da Caniça (Lapa dos Dinheiros) Serra da Estrela Photo ofPR10 SEI - Rota da Caniça (Lapa dos Dinheiros) Serra da Estrela Photo ofPR10 SEI - Rota da Caniça (Lapa dos Dinheiros) Serra da Estrela

February 5, 2023
February 2023

•   5 2 Reviews

near Lapa dos Dinheiros, Guarda (Portugal)

Percursos circular devidamente marcado, este percurso pedestre pertence á rede de percursos que nos dá a conhecer esta região da Serra da Estrela. Devido ás características deste trilho é aconselhável que caminhe com calçado adequado.

A Rota da Caniça atravessa um vale de relevo acidentado, onde a água é uma presença constante e a paisagem, além do caráter rural, é composta por soutos, pinhais, lameiros, matos e afloramentos rochosos. Destaque para o Souto da Lapa, um bosque de castanheiros centenários que suporta uma elevada diversidade de espécies de fauna e de flora, algumas das quais de ocorrência rara em Portugal.

Na ribeira e sua envolvente as referências são as quedas da Caniça, os Cornos do Diabo, curiosa formação rochosa, e o buraco do Sumo, setor onde o curso de água corre subterraneamente.

Apesar da extensão não muito longa, os quase 500 metros de desnível negativo e positivo tornam esta rota exigente. Parte do percurso coincide com uma das etapas da GR22 AHP.

Lapa dos Dinheiros situada numa das encostas da Serra da Estrela, Lapa dos Dinheiros possibilita uma vista tão extensa sobre o mundo quanto os nossos olhos humanos o permitam. Nos últimos anos tem-se desenvolvido surpreendentemente. A Lapa dos Dinheiros, como todas as freguesias, tem vários locais aprazíveis para serem desfrutados: Buraco da Moura, Buraco do Sumo, Praia Fluvial, Porto do Boi.
Nos primeiros tempos, a população dedicava-se única e exclusivamente à pastorícia e à agricultura, sendo conhecidos os tradicionais socalcos suportados por enormes muros de granito. Actualmente a agricultura perdeu importância, estando a maioria dos campos abandonados.

Conta-se a lenda que o nome desta aldeia surgiu quando alguns homens construíam, no actual "Porto dos Bois", uma casa e por lá passaram uns caçadores que lhes disseram para virem construir as suas casas numas lapas mais abaixo, ficavam mais abrigados, e assim fizeram.
Na pequena aldeia com o nome de Lapa, passou o Rei D. Dinis e os habitantes ofereceram-lhe um jantar farto. O Rei perguntou-lhes qual o nome da aldeia ao que lhe responderam Lapa, porque era construída numas lapas. De seguida D. Dinis perguntou como tinham feito um jantar tão farto e os habitantes responderam: "com os nossos dinheiros". Então, D. Dinis ordenou que a aldeia se chamasse "Lapa dos Dinheiros".

NOTA: Na época de inverno torna-se mais perigoso devido à acumulação de gelo... mas também existe uma junção de cores tornando as passagens únicas.

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.