PR10 Rota da Caniça, Lapa dos Dinheiros (Seia)

Photo ofPR10 Rota da Caniça, Lapa dos Dinheiros (Seia) Photo ofPR10 Rota da Caniça, Lapa dos Dinheiros (Seia) Photo ofPR10 Rota da Caniça, Lapa dos Dinheiros (Seia)

January 1, 2022
January 2022

•   4.7 1 review

near Lapa dos Dinheiros, Guarda (Portugal)

Percurso circular com início junto à igreja matriz de Lapa dos Dinheiros, embora nós tenhamos iniciado junto às Casas da Lapa.
Percurso de grande beleza e muito bem sinalizado, com grande diversidade de paisagem e de trilho ao longo da ribeira da Caniça, sem esquecer o bosque de castanheiros centenários.
A água, e o seu som, torna-se num elemento quase sempre presente ao longo desta caminhada, seja na levada seja nas diversas “cascatas” e pequenas ribeiras por que se passa.
No final da levada, quando a sinalização indicar para subir à esquerda, continuar em frente uns metros para observar a formação rochosa “Cornos do Diabo”. A indicação para esse local não está devidamente assinalada e facilmente se continua sem conseguir observar quer essa formação rochosa quer o pequeno açude de água cristalina. Voltando atrás ao percurso há uns 50/60 metros de subida por um trilho com alguma técnica, talvez a parte mais complexa de todo o percurso. Já no cimo da aldeia de Lapa dos Dinheiros começa a descida junto à ribeira com a água, uma vez mais, sempre presente.

• Photo of Bruno Dias Portugal
    Bruno Dias Portugal Oct 23, 2023

Trilho muito bonito com alguns desafios.