PR10 OBD - Rota dos moinhos (Amoreira) Óbidos

Photo ofPR10 OBD - Rota dos moinhos (Amoreira) Óbidos Photo ofPR10 OBD - Rota dos moinhos (Amoreira) Óbidos Photo ofPR10 OBD - Rota dos moinhos (Amoreira) Óbidos

October 21, 2022
October 2022

near Amoreira, Leiria (Portugal)

Percurso circular devidamente marcado, Início/final na Praça Dr Azeredo Perdigão, junto ao icónico chafariz. Seguindo pela povoação, passagem pela singular Mina e pelo açude, atravessando então a zona de desporto e lazer do “Parque do Rio”. Segue-se em direcção à Capela de Jesus Maria José e deixa-se a aldeia atravessando a EN 114, subindo ao longo de pinhais, vinhedos e pomares, em direcção ao topo da serra da Amoreira e dos seus emblemáticos moinhos. Aqui temos vistas privilegiadas sobre o Vale Tifónico de Óbidos, com as suas várzeas repletas de explorações hortícolas, para o Planalto das Cesaredas, assim como para o Sobral da Lagoa, as Várzeas da Rainha e o Atlântico. Segue-se a descida por trilhos e caminhos singularmente recortados por entre matos mediterrânicos e aglomerados de pedra calcária, voltando à aldeia com passagem pela singular Guarita, parte integrante da “Casa dos Seixos”.

Amoreira é uma freguesia portuguesa do município de Óbidos. Nesta freguesia pode-se visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora de Aboboriz e Ermida de Jesus, Maria e José como principais pontos de interesse. Possui também um fontanário datado de 1886, um cruzeiro do século XVIII e dois moinhos de vento.
Em tempos existiu o Real Convento de Nossa Senhora da Conceição de Frades, atualmente em ruínas. Temos ainda a presença de várias casas senhoriais na freguesia, nomeadamente a Casa Senhorial de Lourenço de Sá Mello, Casa Senhorial do Rocio ou Senhora das Neves e a Casa Senhorial do Doutor Bernardo Gomes Monteiro.
Além das casas senhoriais, temos a Quinta do Paul, Quinta da Ferraria, Quinta do Ceilão e a Quinta do Casal do Brás.

Nota: Iniciei o mesmo um bocado mais à frente por causa do estacionamento.

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.

PictographSummit Altitude 333 ft

PictographPicnic Altitude 302 ft

• Photo of Vira Trilhos
    Vira Trilhos Nov 19, 2023

Trilho pequeno e simpático!
    A Amoreira é uma povoação cheia de vida.
    Todo aquele vale tifónico é de uma beleza particular.
    Um passeio agradável

• Photo of MBruno77
    MBruno77 Nov 19, 2023

É verdade, obrigado pelo comentário e pela avaliação... Boas caminhada 😉

• Photo of Sissi74
    Sissi74 Dec 10, 2023

O jardim é uma pequena maravilha